O Laboratório de Biologia Molecular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na Região do Baixo Amazonas, informou que 30 militares que participavam de um curso de aperfeiçoamento de sargentos, promovido pela Polícia Militar, em Santarém, testaram positivo para a variante Delta da Covid-19.
Segundo o laboratório, quatro municípios da região oeste do Pará, Santarém, Alenquer, Mojuí dos Campos e Rurópolis. apresentaram vários casos da doença. A informação foi divulgada após análises de amostras pela FioCruz, no Rio de Janeiro.
A coordenação do órgão informou que o sequenciamento das amostras analisadas nos policiais militares e em outros habitantes da região, nos últimos meses, evidencia os aumentos de casos da variante Delta e a possibilidade de potencial transmissibilidade na região, estendida a todo o Estado do Pará.
O coordenador do laboratório e doutor em genética, Marcos Prado, disse que 23 amostras não puderam ser sequenciadas por não atenderem critérios técnicos e não apresentarem condições para fazer o procedimento. Segundo ele, o resultado da FioCruz mostra que a variante chegou à região e o número de infectados pela Delta pode ser maior neste grupo.
O curso de aperfeiçoamento da PM, com aulas presenciais, teve a participação de 90 alunos de vários municípios da região e começou no dia 20 de setembro, com prazo previsto para 18 de outubro, mas foi suspenso no dia 5 de outubro, depois do surto entre os participantes.
Os policiais que testaram positivo para a variante Delta são do Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1), da Polícia Militar, no Baixo Amazonas e participavam como alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS).