Andrey Araújo – jornalista
Após seis anos, neste final de semana será realizado um dos mais tradicionais festivais do estado, o XXIII Festival do Tucunaré, em Tucuruí, na região sudeste do Pará. O evento, que não acontecia desde 2014, é uma realização da prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Cultura, que busca manter viva a tradição cultural da cidade, fomentando a gastronomia, cultura e economia, por meio de um festival que tem como símbolo principal o peixe tucunaré, que representa a identidade do município.
O festival será realizado nos dias 03, 04 e 05, tradicionalmente na escadaria de Santo Antônio, no bairro da Matinha. O evento terá uma programação recheada para toda família e de inclusão social, já que a prefeitura vai montar uma estrutura para que pessoas com deficiência tenham completo acesso às atrações do festival.
Dentre as atrações, o público vai encontrar apresentações de grupos folclóricos como carimbó, siriá e outros, além do concurso de poesias, venda de artesanatos, exposições e o concurso que vai eleger a barraca mais decorada do evento. Além disso, o evento vai cumprir todos os protocolos sanitários para evitar a proliferação da covid-19, com uso de máscara obrigatório, distanciamento social e uso de álcool em gel.
Para o diretor de cultura de Tucuruí, Jean Ribeiro, a retomada da realização do Festival do Tucunaré é importante por vários motivos. “Podemos citar a democratização da cultura popular tucuruiense aos munícipes e visitantes, o fortalecimento da diversidade e identidade cultural da cidade, o estímulo ao turismo local, gerando renda para os moradores e para a economia local. Além de, manter viva a manifestação da Cultura Popular Tucuruiense em nosso município e região”.
Rainha do Tucunaré- O XXIII Festival do Tucunaré vai eleger a mulher que vai representar o evento e receber o título de Rainha do Tucunaré. As candidatas farão uma série de apresentações, como desfile com trajes regionais, desfile com vestidos elegantes, desfile com trajes de banho, além de coreografias. O concurso vai premiar as três primeiras colocadas, com prêmios em dinheiro que vão de R$ 500 a R$ 1.500, faixas, troféus e brindes. Além de eleger a Rainha do Tucunaré, o festival também vai eleger o melhor prato regional à base do peixe que dá vida ao festival.
Tucunaré, o que é
Tucunaré, do Tupi “tucun” (árvore) e “aré” amigo (por extensão, “semelhante”), ou seja, “semelhante ao tucum”, Cichla spp., é uma espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil, também conhecida como tucunaré-açu, tucunaré-paca, tucunaré-pinima, tucunaré-pitanga, tucunaré-vermelho ou tucunaré-pretinho. Os tucunarés são peixes escamosos e de médio porte com comprimentos entre 30 centímetros e 1 metro. Todos apresentam como característica um ocelo redondo no pedúnculo caudal e são peixes ósseos.
E festa boa é com música. Nos três dias de evento, a prefeitura preparou uma programação musical com artistas da terra para ninguém colocar defeito. Se apresentam no festival a banda Caferana Pop, os cantores Thiago Castro e James Viana, e a banda Fruto Sensual. E como diria Valéria Paiva “aceita, meu amor! Tá, meu bem?!”.
Programação XXIII Festival do Tucunaré:
Sexta-feira, 3
- Concurso de poesia
- Banda Caferana Pop
- Rainha do Tucunaré, traje regional e apresentação de danças
Sábado, 4
- Concurso da barraca mais decorada
- Apresentação Thiago Castro e James Viana
- Rainha do Tucunaré, desfile com vestidos elegantes
Domingo, 05
- Concurso do melhor prato à base de tucunaré
- Fruto Sensual
- Rainha do Tucunaré, traje de banho