O procurador geral do Estado, Ricardo Sefer, anunciou ontem novas mudanças no decreto nª 800/2020, trazendo novas regras de flexibilização das medidas restritivas que tinham o intuito de controlar o desenvolvimento da pandemia de covid-19. As mudanças ocorreram devido a influência do processo de imunização, que estudos apontam ter contribuído na queda de infectados, bem como na taxa de ocupação de leitos, que atualmente é de 30,7% nos leitos clínicos e 33,3% nos leitos de UTI.
Com as mudanças, a partir deste sábado, 28, ficam permitidos eventos com mais de 300 pessoas em boates, casas noturnas e jogos esportivos. Em relação a este último item, que abarca os estádios de futebol, fica permitido apenas 30% da capacidade, que ainda precisa de aval da CBF.
Não bastará chegar nesses locais para estar liberado para frequentá-los, pois o Decreto prevê que deve ser comprovado ter se vacinado com pelo menos uma dose com no mínimo 14 dias. Para os não vacinados, por questões médicas ou atraso no calendário de vacinação, a entrada nos locais liberados será permitida se apresentar teste PCR negativo realizado 72 horas antes.
Para todos esses locais e eventos, aquela pessoa que não se vacinou por escolha própria, não terá a entrada no local permitida. Esse tipo de medida costuma causar polêmica, mas é realizado em vários países. Contudo, em nações como Itália e Alemanha, há um passaporte de entrada em que basta a pessoa comprovar que já tenha tidoa Covid e se recuperado da doença.
Os jogos entre Paysandu e Santa Cruz, pela série C, e Remo e Botafogo, pela B, serão considerados eventos testes para o futebol. Esses jogos contarão com rastreamento do público para acompanhar a sua possível taxa de infecção.