A promotora de Justiça Luciana Vasconcelos Mazza, responsável pelo município de Primavera, instaurou inquérito civil público para investigar e buscar esclarecimentos sobre a realização da programação “Fest Verão 2021”, realizado pela prefeitura de São João de Pirabas, entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, com a presença de mais de 20 mil pessoas.
A representante do Ministério Público encaminhou ofício à prefeitura da Região do Rio Caeté, no litoral paraense, para que, no prazo de 10 dias, preste informações sobre as medidas de prevenção à covid-19 adotadas no evento e também requisitou a cópia do contrato e a comprovação dos gastos do Fest Verão 2021.
A promotora destacou que a instauração do inquérito Civil Público leva em consideração o artigo 16 do Decreto Estadual 800/2020, que proíbe a realização de shows e de festas, no período de pandemia da covid-19.
A programação organizada pela prefeitura provocou uma grande aglomeração, na noite da última quinta-feira (29), com estimativa de público de 20 mil pessoas e teve como atração nacional o cantor João Gomes.
Imagens feitas no local mostram que não houve o uso obrigatório de máscaras, muito menos distanciamento social, indo contra todas as medidas de prevenção da covid-19.