Quarta-feira, 13 de outubro. O restaurante Restô do Parque fica na antiga residência oficial dos governadores do Pará, na Avenida Magalhães Barata 830, antiga Avenida Independência, no bairro de São Brás, onde moraram os dois mais ilustres governantes da história recente do Grão-Pará: Lauro Sodré (1917-1921) e Magalhães Barata (1888-1959).
Trata-se de um palácio erguido no início do século passado, em estilo eclético, em que predomina o neoclássico, e elementos de art nouveau. Em 1998, passou a ser chamado de Parque da Residência.
Apolo Brito chegou às 13 horas ao Restô, pediu pirarucu ao molho de castanha-do-pará e arroz com jambu. “A tragédia dos caboclos é realmente a cultura do colonizado, que se acamou na mente dos amazônidas; não conseguem ver que a floresta é sua verdadeira riqueza e a destroem em benefício dos imperialistas pós-modernos, entre os quais Brasília e São Paulo. A Amazônia virou moeda de troca dos governos que se sucedem em Brasília e em Belém. Quanto aos bugres, são apenas bagres” – pensou.
O tempo continuava fechado.
Discussion about this post