Apesar dos protestos, a obra não parou: agora, nem 4% da energia abstecerá o Pará |
A hidrelétrica de Belo Monte está com 90% de
suas obras concluídas. Mas, antes que suas turbinas sejam ligadas,
algumas dúvidas persistem na cabeça de milhões de paraenses. Uma
delas é qual percentual dessa energia será distribuído para
beneficiar nossos municípios, muitos dos quais ainda são
abastecidos por usinas termelétricas, que gastam muito óleo para
funcionar e poluem o meio ambiente.
suas obras concluídas. Mas, antes que suas turbinas sejam ligadas,
algumas dúvidas persistem na cabeça de milhões de paraenses. Uma
delas é qual percentual dessa energia será distribuído para
beneficiar nossos municípios, muitos dos quais ainda são
abastecidos por usinas termelétricas, que gastam muito óleo para
funcionar e poluem o meio ambiente.
As notícias, por enquanto, são desanimadoras.
Elas dizem que o Estado não ficará sequer com 4% da energia
distribuída. Pior é que hoje nem a outra hidrelétrica gigante aqui
instalada, a de Tucuruí, consegue suprir a carência de pequenas
cidades e vilarejos por energia elétrica.
Elas dizem que o Estado não ficará sequer com 4% da energia
distribuída. Pior é que hoje nem a outra hidrelétrica gigante aqui
instalada, a de Tucuruí, consegue suprir a carência de pequenas
cidades e vilarejos por energia elétrica.
A usina de Tucuruí, como a de Belo Monte, foram
concebidas para atender a outras regiões do país, principalmente o
Sul e o Sudeste, onde estão os grandes polos industriais. É a
lógica da colônia que serve ao colonizador nua e cruamente, sem
viés político-ideológico. No Pará, alguns chiam contra isso, mas
é um chiado tão tímido que não produz nenhum eco em gabinetes
refrigerados de Brasília.
concebidas para atender a outras regiões do país, principalmente o
Sul e o Sudeste, onde estão os grandes polos industriais. É a
lógica da colônia que serve ao colonizador nua e cruamente, sem
viés político-ideológico. No Pará, alguns chiam contra isso, mas
é um chiado tão tímido que não produz nenhum eco em gabinetes
refrigerados de Brasília.
Se os 4% de paraenses têm pressa de receber essa
energia nos próximos meses, eles que esperem pelo menos por mais
dois anos. O linhão de Belo Monte que chegará ao Sul e Sudeste só
estará pronto em 2019 e custará 1,6 bilhão de dólares, cerca de
6,4 bilhões de reais. Será um dos mais extensos do país com seus
25 mil quilômetros de cabos e 4.500 torres. A usina, com 11.233
megawatts de capacidade, enviará 99% de sua geração para as
regiões que concentram quase 70% do consumo nacional.
energia nos próximos meses, eles que esperem pelo menos por mais
dois anos. O linhão de Belo Monte que chegará ao Sul e Sudeste só
estará pronto em 2019 e custará 1,6 bilhão de dólares, cerca de
6,4 bilhões de reais. Será um dos mais extensos do país com seus
25 mil quilômetros de cabos e 4.500 torres. A usina, com 11.233
megawatts de capacidade, enviará 99% de sua geração para as
regiões que concentram quase 70% do consumo nacional.
A construção dessas linhas em direção a
Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, contudo, esbarrou num problema no
final do ano passado: a empresa Abengoa, cuja matriz fica na Espanha,
paralisou as obras porque, enrolada na Justiça e ameaçada de
falência, ingressou com pedido de recuperação judicial. A Agência
Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor, teme que
isso prejudique a geração de energia antes de o primeiro linhão
começar a funcionar.
Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, contudo, esbarrou num problema no
final do ano passado: a empresa Abengoa, cuja matriz fica na Espanha,
paralisou as obras porque, enrolada na Justiça e ameaçada de
falência, ingressou com pedido de recuperação judicial. A Agência
Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor, teme que
isso prejudique a geração de energia antes de o primeiro linhão
começar a funcionar.
Segundo um relatório da Aneel, considerando as
previsões atuais dos agentes, é bastante provável que haja
restrição de geração no período de novembro de 2016 a julho de
2017. O principal empreendimento paralisado da Abengoa é a linha de
transmissão que interliga a usina, no Pará, a Miracema do
Tocantins. A linha, que deverá passar por 22 municípios, foi
licitada em 2013 e deveria entrar em operação em agosto deste ano.
Mas, com os atrasos, só deve começar a transmitir energia em
setembro de 2017.
previsões atuais dos agentes, é bastante provável que haja
restrição de geração no período de novembro de 2016 a julho de
2017. O principal empreendimento paralisado da Abengoa é a linha de
transmissão que interliga a usina, no Pará, a Miracema do
Tocantins. A linha, que deverá passar por 22 municípios, foi
licitada em 2013 e deveria entrar em operação em agosto deste ano.
Mas, com os atrasos, só deve começar a transmitir energia em
setembro de 2017.
A própria Aneel estima que Belo Monte, na fase
inicial de operação, irá gerar abaixo de 1 mil megawatts. No final
de 2016, essa geração aumentará para 3 mil megawatts.
Gradualmente, a geração irá aumentando com a entrada em operação
de novas turbinas. A previsão é de que a capacidade máxima,
superior a 11 mil megawatts, será alcançada no primeiro semestre de
2019.
inicial de operação, irá gerar abaixo de 1 mil megawatts. No final
de 2016, essa geração aumentará para 3 mil megawatts.
Gradualmente, a geração irá aumentando com a entrada em operação
de novas turbinas. A previsão é de que a capacidade máxima,
superior a 11 mil megawatts, será alcançada no primeiro semestre de
2019.
Já deu para sentir que a hidrelétrica em nada
beneficiará o Pará. Pelo contrário, as quase 8,5 milhões de almas
que habitam o estado continuarão a pagar a tarifa mais alta de
energia do país. Tudo debaixo das barbas de políticos que não
moveram uma palha para impedir que isso acontecesse. Quer dizer, o
almoxarifado paraense continua farto. E pronto para continuar a ser
saqueado. Até por aqueles que se dizem nossos benfeitores.
beneficiará o Pará. Pelo contrário, as quase 8,5 milhões de almas
que habitam o estado continuarão a pagar a tarifa mais alta de
energia do país. Tudo debaixo das barbas de políticos que não
moveram uma palha para impedir que isso acontecesse. Quer dizer, o
almoxarifado paraense continua farto. E pronto para continuar a ser
saqueado. Até por aqueles que se dizem nossos benfeitores.
Com benfeitores assim, não precisamos de
inimigos.
inimigos.
___________________BASTIDORES_________________
**A manchete do jornal Correio, caiu como uma bomba em Canaã dos Carajás. A revelação
dos números da arrecadação, retirados do próprio Portal da
Transparência da prefeitura, deveria forçar o prefeito Jeová
Andrade a vir a público explicar onde e como gastou o dinheiro de
obras e serviços.
dos números da arrecadação, retirados do próprio Portal da
Transparência da prefeitura, deveria forçar o prefeito Jeová
Andrade a vir a público explicar onde e como gastou o dinheiro de
obras e serviços.
**São realizações aquém do dinheiro
arrecadado e a população sabe disso. Os maiores beneficiados foram
empresas contratadas sem licitação e com valores de serviços que
superam os preços de mercado. As contas estão no TCM. Será que
resistirão a uma análise rigorosa?
arrecadado e a população sabe disso. Os maiores beneficiados foram
empresas contratadas sem licitação e com valores de serviços que
superam os preços de mercado. As contas estão no TCM. Será que
resistirão a uma análise rigorosa?
**Termina
nesta quinta-feira,4, o prazo dado pela Capitania dos Portos para que
o navio Haidar, que afundou com 5 mil bois vivos, no porto de Vila do
Conde, no começo de outubro do ano passado, seja retirado do fundo
do rio Pará.
nesta quinta-feira,4, o prazo dado pela Capitania dos Portos para que
o navio Haidar, que afundou com 5 mil bois vivos, no porto de Vila do
Conde, no começo de outubro do ano passado, seja retirado do fundo
do rio Pará.
**Se até a data estipulada pelo capitão dos
Portos, Alcide Carvalho Neto, a embarcação não for retirada, ele
irá pedir judicialmente o perdimento do navio em favor da União.
Que, nesse caso, ficará responsável pelo içamento.
Portos, Alcide Carvalho Neto, a embarcação não for retirada, ele
irá pedir judicialmente o perdimento do navio em favor da União.
Que, nesse caso, ficará responsável pelo içamento.
**Nesse
caso, as despesas com a retirada do navio e a destinação das
carcaças dos bois serão
pagas pelas empresas seguradoras do Haidar.
caso, as despesas com a retirada do navio e a destinação das
carcaças dos bois serão
pagas pelas empresas seguradoras do Haidar.
Discussion about this post