Competição propôs aos adolescentes busca para solução de lixo nos oceanos
Com equipes de três estados da região Norte, terminou nesta sexta-feira, 06, a quarta edição regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League, que reuniu em Ananindeua, mais de 200 estudantes com idades entre 09 e 15 anos, do Pará, Acre e Roraima. A grande vencedora da etapa regional do Torneio, considerado uma das maiores competições de robótica educacional do mundo, foi a Born to Fight, da escola SESI Ananindeua.
A equipe teve o melhor desempenho na somatória geral de pontos das categorias que compõem o torneio, entre elas o Core Values, quando são avaliados o trabalho em equipe e o respeito mútuo; o Desafio do Robô, quando são julgadas as missões realizadas pelo robô na mesa de competição; o Design do Robô, que julga a utilização da tecnologia LEGO® Mindstorm para o desenvolvimento do desenho mecânico de robôs autônomos; e a categoria Projeto de Inovação, quando os competidores apresentam propostas de solução para um problema do mundo real de acordo com o desafio da temporada.
Este ano, o torneio desafiou as crianças e adolescentes participantes a apresentarem soluções para o lixo que chega aos oceanos, sob o tema “Submerged”. As equipes da FLL usaram a criatividade para pensar soluções que possam solucionar as questões de forma inovadora e de impacto entre as comunidades.
Emocionado, um dos participantes da equipe vencedora, Born to Fight, compartilhou sua trajetória e sentimentos em relação à competição. “Teve momentos que eu pensei em desistir e eu nunca pensei em estar aqui. Eu nunca pensei que poderia servir de inspiração para as outras equipes. E para Brasília, a gente está superanimado. A gente vai fazer o melhor, a gente vai apresentar todas as equipes que estão aqui. Eu sei que nem todas vão estar lá, mas no coração eu vou estar com todas elas”, Deivid da Silva, aluno do oitavo ano da Escola Sesi Ananindeua.
A gerente executiva de Educação do SESI Pará, Márcia Arguelles, destaca a importância desse tipo de evento para a formação dos estudantes. “Este torneio é uma oportunidade única para os jovens explorarem seu potencial criativo e de inovação, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro. Além disso, o evento incentiva a colaboração, a busca por soluções para problemas reais e o uso da tecnologia de forma ética e responsável. Fomentar a educação tecnológica é fundamental para preparar nossos estudantes para os desafios do mundo moderno, e é com orgulho que vemos o impacto positivo dessa competição, que vai além de apenas aprender sobre robótica. Estamos formando futuros líderes e solucionadores de problemas”, destaca.
Das 33 equipes participantes, as cinco melhores classificadas garantiram vaga na etapa nacional, que será realizada em março de 2025, em Brasília:
Born To Fight – Escola SESI Ananindeua
Paratech – Escola SESI Belém
Tubatronics – SENAI Bragança
The Builders (RO)
Pavulagem – Rede estadual de ensino
Confira os vencedores das principais categorias da etapa regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League:
Categoria Champion’s Award
Born to Fight – Escola SESI Ananindeua
Paratech – Escola SESI Belém
Tubatronics – SENAI Bragança
Categoria Core Values
Robotech – Escola SESI Altamira
Robocast – Escola SESI Castanhal
Categoria Desempenho do Robô
Born to Fight – Escola SESI Ananindeua
Paratech – Escola SESI Belém
Categoria Design do Robô
Grypho Real – Escola SESI Marabá
Green League – Instituto Super Gênios
Categoria Projeto de Inovação
Amazon Lego – Escola SESI Belém
Ultron League – Escola SESI Marabá
Fonte: Comunicação Fiepa / Texto: Márcia Lima.