Na manhã desta quarta-feira (19), o Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Pará (PMPA) foi acionado após uma suposta bomba ter sido encontrada dentro de uma bolsa, no convés de um navio ancorado no porto de Vila do Conde, em Barcarena.
Segundo a PM, a embarcação tem tripulação de origem filipina e iria sair do local pela madrugada, com destino aos Estados Unidos. A princípio, a PM foi comunicada sobre o encontro do suposto artefato explosivo. Após ser confirmada a possibilidade do material ser uma bomba, a área foi isolada e o Bope, acionado. Uma equipe de explosivistas do Batalhão de Operações Especiais, se dirigiu para o local, e iniciou a avaliação e destruição do material do objeto.
A Polícia Federal informou que após procedimento padrão com cão farejador, foi confirmado se tratar de material explosivo.
No vídeo compartilhado nas redes sociais do grupo ‘Guerreiros do Pará’, uma pessoa filma de longe o porto de Vila do Conde e menciona que o navio seria da Ucrânia, mas a polícia informou que a embarcação não é ucraniana, mas de bandeira portuguesa.