As irmãs Valdenira e Vanderléia Silva de Sousa, unidas também no crime, estão recolhidas desde ontem (20) em uma cela do Complexo Penitenciário de Cucurunã, em Santarém, na região do Baixo Amazonas, oeste paraense, depois que foram presas em flagrante aplicando golpes bancários em pessoas idosas.
Segundo a ocorrência policial, a dupla agia dentro de agências bancárias, oferecendo ajuda para auxiliar as vítimas a sacarem dinheiro. Assim que conseguiam a confiança dos idosos, elas aproveitavam qualquer descuido e trocavam os cartões. Depois, elas sacavam o valor da aposentadoria e em alguns casos até realizavam empréstimos.
Vários idosos caíram no golpe aplicado pelas duas, mas agora elas irão passar uma temporada na cadeia, acusadas de estelionato. A delegada Márcia Rabelo, da Delegacia do Idoso, informou que ainda são poucas as placas de aviso dentro das agências bancárias, alertando para que os clientes não aceitem ajuda de estranhos.
Por serem frágeis, é grande o perigo dos idosos serem enganados por criminosos. “A gente orienta os idosos que possam ir ao banco com uma pessoa de confiança”, disse ela, explicando que esse tipo de movimentação acontece pela manhã bem cedo ou na parte da tarde. O melhor horário para fazer essa operação bancárias é no horários de 9 às 15 horas, orientou.