O cabo da Polícia Militar Ieudes Adão de Souza foi preso em flagrante, na tarde ontem, 13, após executar a tiros um homem, em plena via pública, no centro da cidade de Santa Maria do Pará, na Região do Guamá, nordeste paraense. Ele foi autuado por homicídio qualificado e tentativas de homicídio contra policiais.
O cabo era lotado em Santa Maria e viajava na garupa de uma motocicleta, pilotada por Henrique da Silva Lemos, de 23 anos, que também foi preso em flagrante, quando foi filmado por uma câmera de segurança executando um morador da cidade, identificado como Antônio Maurício Calixto da Silva, de 28 anos.
De acordo com a ocorrência registrada pela própria Polícia Militar, uma viatura da corporação passava na hora do crime e iniciou a perseguição aos criminosos pela ruas da cidade, até que conseguiu prender os dois.
O cabo estava portando dois revólveres de calibre 38, um deles com todas as munições deflagrada e outro com quatro munições deflagradas, que foram usados na execução do homem e contra os policiais.
Testemunhas disseram que, durante a perseguição, o cabo atirou várias vezes contra a viatura, deixando-a crivada de balas, tendo os militares reagido, até que o piloto da moto perdeu o controle e os dois criminosos acabaram capturados.
Chuva de balas na PM
Ainda segundo a PM, também aparecem como vítimas no processo o tenente Mizanias, o sargento Thelly e o soldado Batista, que estavam na viatura alvejada pelo cabo, durante a troca de tiros.
Diz a ocorrência policial que por volta das 17h40, uma guarnição da polícia militar do 5ºBPM (VTR 0522) trafegava pelo centro da cidade de Santa Maria do Pará, ocasião em que se deparou com um indivíduo executando outro mediante disparos de arma de fogo em frente a uma igreja.
Conforme a ocorrência, após concluir a ação, o indivíduo que estava com as armas subiu na garupa de uma motocicleta e tentou empreender fuga, efetuando disparos contra a guarnição. Houve troca de tiros com os suspeitos, os quais, logo em seguida, perderam o controle da motocicleta e tentaram empreender fuga correndo.
A guarnição policial, no entanto, conseguiu capturar os dois suspeitos, sendo um deles identificado como Iudes Adão de Souza, cabo da Polícia Militar do Estado do Pará, lotado em Santa Maria do Pará, em poder do qual estavam duas armas de fogo do tipo revólver, calibre 38, uma delas com todas as munições deflagradas e a outra com quatro munições deflagradas.
Na Delegacia da Polícia Civil local, para onde o cabo e o comparsa foram levados para o auto de prisão em flagrante, o militar alegou que a vítima estaria ameaçando matar policiais da cidade. O cabo e o piloto da moto estão presos à disposição da Justiça.
VEJA AS IMAGENS