A Polícia Civil da cidade de Presidente Prudente, localizada no oeste do Estado de São Paulo, em investigação realizada pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais, ligada à Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC 8), realizou nesta segunda-feira (29), a “Operação Watcher” nos estados do Paraná, Roraima e Pará para combater crimes de extorsão praticados através da rede mundial de computadores.
No Pará, o indivíduo, identificado como Jonas de Holanda Carneiro, foi conduzido pela Polícia Civil, em cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela Comarca de Presidente Prudente, na Rua Jonathas de Oliveira, Bairro Centro, na cidade de Canaã Dos Carajás, no sudeste do Estado.
Durante a ação delituosa, os criminosos invadiam o sistema móvel eletrônico e, de posse de informações pessoais, iniciavam um processo intenso de extorsão para a pessoa não ter a sua intimidade exposta pelos bandidos. O bando exigia valores desonestos e realizava constantes perseguições através de mensagens, áudios e fotografias contra as vítimas.
De acordo com o Delegado Vinícius Cardoso, Superintendente de Polícia Civil do Sudeste do Pará, Jonas Carneiro e seus comparsas foram indiciados pelos crimes de extorsão agravada, invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica, falsa identidade e associação criminosa. O suspeito foi ouvido pela Delegacia de Polícia Civil de Canaã Dos Carajás e encontra-se à disposição da Justiça do Estado de São Paulo.
Na ação da Polícia Civil do Pará, foram aprendidos diversos aparelhos eletrônicos, agenda e documentos de Jonas Carneiro. Todo o material apreendido será encaminhado para a Polícia Civil da cidade de Presidente Prudente para fins de realização de perícia científica. Caso sejam comprovadas acusações que pesam contra ele, o paraense deverá enfrentar sérios problemas com a Justiça de São Paulo.