Quando Xavier Dolan declarou que estava se aposentando do cinema porque “a arte não tem sentido” e “o mundo está queimando”, dei a ele cerca de um ano para voltar atrás e anunciar um novo projeto.
Já faz cerca de um ano que os comentários de Dolan se tornaram virais, e adivinha? Ele está fazendo um novo filme. Dolan agora está dizendo a um canal francês que liderar o júri do Un Certain Regard deste ano em Cannes o revigorou.
Dolan tirou o pó de um projeto que escreveu antes da pandemia e agora está dando os retoques finais no que será seu nono longa-metragem. Ele está fazendo um filme de terror que explora temas de medo, fracasso e rejeição. Atualmente, está a 20 páginas de finalizar o roteiro e está “satisfeito com seu desenvolvimento”.
O filme se passa na França dos anos 1880 e será filmado naquele país. Ele está planejando as filmagens para o outono de 2025, com a expectativa de uma estreia em Cannes 2026.
Dolan pode ser considerado uma sensação no mundo do cinema na década de 2010, tendo dirigido sete filmes quando tinha vinte e poucos anos e recebido vários prêmios, incluindo o Prêmio do Júri em Cannes por “Mommy” de 2014 — ainda seu melhor filme.