O deputado federal José Priante conseguiu, depois de muita luta, aprovar na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) uma emenda de autoria dele, que assegura a construção de 250 centros especializados de tratamento do espectro-autismo em todo Brasil . “Os centros serão construídos com recursos que já havíamos aprovado através de nossa iniciativa, ano passado, no Plano Plurianual (PPA), na ordem de R$ 600 milhões. Está cada vez mais próximo a realidade de vermos instalados esses centros”, declarou Priante.
Na justificativa do projeto, ele observa que atualmente não existe no país uma política pública voltada para os autistas. “Quando precisam, os familiares recorrem aos Centros de Atenção Psicossocial, os CAPS, que em sua maioria são voltados para atendimento de pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo usuários de drogas e álcool”. Para o deputado, o CAPS não seria o local mais ideal para se tratar pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Além disso, continua o parlamentar paraense, as pesquisas mostram que uma em cada cem crianças pode ser diagnosticada com algum grau de espectro, que afeta mais os meninos do que as meninas. Em geral, o transtorno se instala nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias.
“Nesse norte, há razões suficientes para entender o quão prioritário é atender nosso pleito. Basta considerar o número absurdo de crianças que são diariamente diagnosticadas com o transtorno. E mais: a aprovação dessa emenda e sua efetiva execução será uma grande vitória para todos os envolvidos na causa, pois será através da implantação desses centros especializados que milhares de autistas terão um atendimento mais qualificado”, enfatiza.
Priante salienta ainda que a proposta “está em total sintonia com os programas do governo federal, que determinou em seu programa plurianual, o PPA, que fosse traçada como prioridade políticas públicas voltadas para a primeira infância”.
Discussion about this post