Nesta terça-feira (29), as sirenes de emergência das barragens do Complexo Córrego do Sítio (CDS), operado pela AngloGold Ashanti, foram acionadas acidentalmente, causando pânico entre moradores das cidades de Santa Bárbara e Barão de Cocais, em Minas Gerais. O alerta equivocado, disparado por volta das 14h, levou a uma evacuação em massa, com moradores, incluindo idosos e crianças, deixando suas casas em desespero. Nas redes sociais, vídeos mostraram ruas congestionadas e o clima de tensão nos municípios.
A mineradora, que possui as estruturas de CDS I e CDS II na região, afirmou que o acionamento foi indevido e que está investigando as causas do incidente. Em nota, lamentou o ocorrido e pediu desculpas aos moradores afetados.
Este é o quinto alarme falso registrado nas barragens do complexo. Em 2023, a empresa já havia sido multada por falsos disparos similares. Na época, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ingressou com uma ação judicial, alertando para os danos psicológicos e o risco de acidentes gerados por esses falsos alertas. A decisão judicial obrigou a AngloGold a tomar medidas preventivas para evitar novos disparos indevidos, sob pena de multa de R$ 500 mil por cada ocorrência.
Diante do novo incidente, o MPMG instaurou um novo procedimento investigativo e acionou novamente a Justiça, solicitando medidas que possam mitigar os impactos dos falsos alarmes. A AngloGold, que recorreu da decisão judicial anterior sem sucesso, declarou que “informações preliminares indicam motivos técnicos distintos” para o acionamento desta terça-feira.
As sirenes de emergência no Complexo CDS foram instaladas após a tragédia de Brumadinho, em 2019, com o objetivo de garantir a segurança da população. Em 2022, surgiram rachaduras na barragem CDS II, e, no ano seguinte, a estrutura foi colocada em nível 1 de emergência. A produção do complexo foi suspensa em agosto de 2023, com 650 demissões. No entanto, segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), a estrutura está atualmente fora de risco e passa por um processo de descaracterização.