Pelas estradas do Pará a madeira ilegal, transportada em caminhões ou carretas, passa, na maioria das vezes, sem qualquer problema. Mas nem sempre isso acontece: Na manhã da última segunda-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 89 metros cúbicos de madeira transportada ilegalmente durante uma fiscalização no quilômetro 18 da BR-010, no município de Dom Eliseu.
Por volta das 10h55, a equipe da PRF realizava fiscalização de veículos de carga quando abordou uma carreta Volvo FH 540 que transportava madeira em estaca.
Durante a inspeção da carga, verificou-se que o condutor não possuía documentos que comprovassem a legalidade do transporte e que a quantidade de madeira declarada na nota fiscal era inferior à que estava sendo transportada.
Diante dos fatos, a carga foi encaminhada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Dom Eliseu (SEMMA) para a realização dos procedimentos cabíveis. O condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeu a comparecer em juízo quando solicitado, em tese, por crime ambiental.