Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) realizaram por todo o Brasil neste sábado (21) o já tradicional “Ato Nacional Natal sem Fome”, onde invadem redes de supermercados, pressionam empresários e pedem cestas básicas para doações em manifestações pacíficas.
Porém, em Belém, o protesto terminou em confusão quando a ex-candidata a prefeita Raquel Brício (UP) e outros três integrantes do movimento foram detidos após invadir o supermercado Mix Mateus, localizado na Avenida Doutor Freitas, na divisa entre os bairros da Pedreira e Sacramenta.
Outros ativistas de movimentos de esquerda estão desde então acampados na frente do supermercado e aguardam a liberação dos detidos, que estão na Seccional da Sacramenta.
Além de Raquel, os outros detidos foram identificados como Carol Martins, Denily Fonseca e Edísio Leite.
Na disputa para a Prefeitura de Belém, Raquel obteve 3.450 votos (0,43% dos válidos) e ficou à frente do delegado federal Everaldo Eguchi (PRTB) que obteve 0,36% e Wellingta Macedo (PSTU), que recebeu 0,26%.
A equipe de reportagem do Portal Ver-o-Fato entrou em contato com a assessoria de comunicação do MLB e do supermercado Mix Mateus e aguarda nota para atualização da matéria.