Com gol nos minutos finais da partida, a seleção do Uruguai se sagrou campeã mundial sub-20 neste domingo, em final contra a Itália, disputada no estádio Diego Armando Maradona, em La Plata, na Argentina. A equipe sul-americana venceu por 1 a 0. Foi a primeira vez que o time uruguaio faturou o título de base do futebol masculino.
O resultado acabou com uma série de quatro triunfos seguidos de seleções europeias no Mundial da categoria. Ucrânia, Inglaterra, Sérvia e França levantaram o troféu em 2019, 2017, 2015 e 2013, respectivamente. Em 2021, o campeonato foi cancelado por conta da pandemia de covid-19.
O último campeão não europeu do Mundial foi o Brasil, em 2011. Naquela ocasião, a seleção brasileira tinha Dudu, Oscar, Casemiro e Danilo. Os maiores campeões do torneio são justamente sul-americanos. A Argentina tem seis troféus e o Brasil, cinco.
Neste domingo, o time uruguaio sofreu até marcar o único gol da partida, aos 40 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio na área, um bate-rebate precedeu a cabeçada certeira de Luciano Rodríguez para as redes.
Depois de abrir o placar, a equipe sul-americana se segurou na defesa como pôde, diante da forte pressão italiana. Isso porque o árbitro da partida concedeu 11 minutos de acréscimo no segundo tempo.
Com o apito final, o time uruguaio pôde celebrar a conquista com a torcida, que tomou conta do estádio Diego Armando Maradona, que recebeu mais de 40 mil torcedores. A grande maioria era de fãs uruguaios, que atravessaram a fronteira com a Argentina para tomar conta da arena na final.
(AE)