O fazendeiro Luciano da Silva Emerciano, de 45 anos, e um funcionário dele, ainda não identificado, foram mortos com vários tiros por homens encapuzados, que invadiram a sede da fazenda Laço Aberto, na estrada vicinal 160 Sul, zona rural de Uruará, na Região do Xingu, sudoeste paraense. O filho de Luciano também foi baleado.
De acordo com as informações iniciais, o crime ocorreu na manhã desta quarta-feira (29) e um filho do fazendeiro também foi baleado, mas conseguiu sobreviver, sendo encaminhado ao hospital local. Há uma versão de que o crime foi motivado por um conflito agrário, o que ainda não foi confirmado pela Polícia Civil.
Segundo testemunhas, vários homens encapuzados, fortemente armados, chegaram em uma caminhonete blindada e invadiram a fazenda, atirando no fazendeiro e no empregado à queima-roupa, baleando ainda o filho de Luciano Emerciano. Os dois primeiros morreram na hora, mas o filho do fazendeiro foi socorrido em estado grave.
Moradores da área disseram que o local do crime parecia um cenário de guerra devido aos estragos causados pelos tiros e pelo sangue espalhado na sede da fazenda. Os criminosos teriam também roubado armas da fazenda.
A Polícia Civil abriu inquérito para esclarecer os fatos e confirmar ou não a versão de que o caso pode ter relação com conflito de terras.