Três homens acusados de praticar assaltos e tráfico de drogas foram mortos em confronto com a polícia paraense, em uma área da zona rural do município de Igarapé-Miri, na Região do Baixo-Tocantins. O confronto e as mortes foram divulgados pela Polícia Militar.
De acordo com as informações da PM, a ação faz parte de uma operação integrada, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará. A operação “Icatu” tem o objetivo de interceptar e coibir ações criminosas praticadas na região da Vila de Santa Maria do Icatu, localizada a 46 km do município de Igarapé-Miri, nordeste paraense.
A operação iniciou no último sábado (17) e ainda está em andamento, com a participação das Polícias Civil e Militar, Grupamento Fluvial e o Grupamento Aéreo de Segurança Pública.
No total foram empregados mais de 30 agentes de segurança pública, três viaturas, além de embarcações tipo voadeiras, o barco “André Luiz”, que serve como base para os servidores que atuam na ação e embarcações menores, conhecidas popularmente como rabetas. Um helicóptero também atua na ação.
Na região, desde o mês de fevereiro, foi instalado um posto policial às margens da rodovia PA-151, localizado na Colônia Camiri, situada entre os municípios de Igarapé- Miri e Mocajuba, 10 quilômetros após a ponte do Rio Meruú. O policiamento preventivo e ostensivo é realizado por militares do Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRV) da Polícia Militar do Pará.
Durante o primeiro final de semana (17 e 18) da operação Icatu, três pessoas foram presas. Três embarcações também foram apreendidas, além de uma grande quantidade de entorpecentes, dinheiro e um veículo possivelmente utilizado em assaltos praticados na região.
Segundo a PM, a operação chegou a um esconderijo onde os criminosos agiam, onde os acusados entraram em confronto com os agentes. Um foi alvejado durante o confronto e morreu no local. Em um segundo esconderijo, dois homens tentaram empreender fuga, foram atingidos e conduzidos até o hospital, mas não resistiram. No local foram apreendidas duas armas, uma de calibre 16 e outra de calibre 12, além de munições e objetos que possivelmente foram produtos de de roubo.
A região da Vila de Santa Maria do Icatu, fica localizada em um ponto estratégico na PA-151, em Igarapé Miri, seguindo no sentido do município de Mocajuba, onde os moradores e frequentadores da localidade vinham relatando constantemente ações de um grupo criminoso na localidade.
Discussion about this post