Paralelamente, na Casa Branca, Trump anuncia tarifa de 10% em todos os produtos importados do Brasil. Na quinta-feira (3), senador Zequinha Marinho participa de live exclusiva no Ver-o-Fato
Brasília – Os deputados aprovaram no início da noite desta quarta-feira (2), o texto básico do projeto de lei (PL nº 2.088/2023), de autoria do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), aprovado à unanimidade no Senado, na sessão da terça-feira (1/4). O PL cria a Lei de Reciprocidade ambiental e comercial aos produtos brasileiros nas trasações internacionais.
A sessão começou sob obstrução do PL e do Novo, mas em Plenário, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), anunciou que caso o quórum atingisse 257 deputados, o PL, em homenagem ao agronegócio nacional, votaria a favor da aprovação do projeto. O texto básico foi aprovado por por 361 votos a favor e 10 contrários.

Os deputados seguem discutindo o mérito do projeto, última etapa da aprovação da matéria. Paralelamente, nos Jardins da Casa Branca, o presidente norte-americano Donald Trump, anunciava tarifas comerciais a todos os países, anunciando a taxação mínima de 10% em todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.
No gráfico abaixo, criado com o auxílio da Inteligência Artificial, permite uma comparação visual clara das tarifas entre os países mencionados no documento “Tarifas-reciprocas anunciada pelo presidente Donald Trump. Ele destaca as diferenças nas tarifas cobradas dos EUA e as tarifas que os EUA passarão a cobrar, conforme o resumo abaixo:
• Brasil: Será tarifado em 10%.
• China: As tarifas cobradas dos EUA são de 67%, enquanto os EUA vão cobrar 34%.
• União Europeia: As tarifas cobradas dos EUA são de 39%, e os EUA vão cobrar 20%.
• Vietnã: As tarifas cobradas dos EUA são de 90%, e os EUA vão cobrar 46%.
O gráfico contém as tarifas que serão aplicadas a diversos países.

Na quinta-feira (3), a partir da 20h00, o senador Zequinha Marinho será o convidado do programa Linha-de-Tiro, veiculado pelo Portal Ver-o-Fato. Na pauta, o projeto de sua autoria. O senado traçará um panorama da política nacional e estadual.