Sete bairros de Belém ficam sem abastecimento de água na manhã desta sexta-feira (23), segundo a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Entre os bairros com abastecimento de água interrompido estão: Canudos, Terra Firme e Marco, bem como, Ponta Grossa, Agulha, Cruzeiro e Campina, no Distrito de Icoaraci.
De acordo com a Cosanpa, o corte no abastecimento se deu por causa de problemas elétricos. A respeito da interrupção em Icoaraci, a interrupção foi necessária para que fosse feita uma manutenção corretiva da rede.
A Companhia ainda destaca que nos dois casos, já há equipes técnicas trabalhando para que, após finalizado os serviços de reparo, o abastecimento retorne normalmente. Entretanto, a população reclama que os problemas no abastecimento são constantes, em vários bairros da cidade.
Problemas no abastecimento de água são constantes
Seja para a realização de reparos ou pelo descado dos órgãos competentes, a falta de água em Belém é constante. Em Icoaraci, por exemplo, o problema de falta de água é histórico e tem sido um problema rotineiro há mais de uma década.
O problema, que antes era restrito a bairros periféricos, hoje é comum até em bairros avaliados como nobres como Batista Campos, Umarizal, Nazaré e Cremação.
“Toda semana falta água agora aqui. E todos os dias ela fica fraca. Não se pode mais nem lavar roupa”, relata a dona de casa moradora da Cremação Rosemeire Alves.
Em Icoaraci, o problema também é rotineiro. No conjunto da Cohab a água é tão fraca que, quem não tem poço artesiano, fica sem tomar banho, pois a água fraca não chega ao chuveiro. Flavia Almeida, por exemplo, conta que há 10 anos não sabe o que é tomar banho de chuveiro. “A água é fraca e não chega. E o pouco de água da Cosanpa que se tem é lama. Isso é uma vergonha!”, diz.
“O abastecimento de água em Belém é uma lástima e o governo não faz nada!”, desabafa a dona de casa moradora do Umarizal Ivete Costa.