Oportunidade também para quem sonha em empreender e ter um negócio próprio, os cursos acontecem em Medianeira (Paraná), Ponte Nova (Minas Gerais), Guarabira (Paraíba) e Santa Izabel do Pará (Pará). O patrocínio é da Farmabase. Serão 50 vagas por região para jovens acima de 16 anos
Para muitas pessoas, cozinhar é uma atividade prazerosa, uma maneira de relaxar e aliviar o estresse do dia a dia. A gastronomia também é uma forma de expressão cultural e, nos dias de hoje, ter intimidade com as panelas, temperos, alimentos e afins também pode ser uma boa oportunidade de empreender e ter um negócio próprio, melhorando a qualidade de vida, superando barreiras socioeconômicas e alcançando uma maior realização pessoal. Se você se interessa em conseguir uma posição no mercado gastronômico ou empreender no setor, precisa se capacitar para oferecer um bom serviço. Daí, sim, pode pensar no nome de seu empreendimento e no design do logo.
O Núcleos de Cultura está com inscrições abertas até dia 21 de junho para cursos livres e gratuitos de gastronomia e empreendedorismo em quatro cidades brasileiras: Medianeira, no Paraná; Ponte Nova, em Minas Gerais; Guarabira, na Paraíba e Santa Izabel do Pará, no Pará. O patrocínio é da Farmabase, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é do Instituto São Paulo de Arte e Cultura, com o apoio das Prefeituras Municipais e do Instituto Federal de Minas Gerais, em Ponte Nova.
Podem se inscrever jovens de baixa renda acima dos 16 anos, preferencialmente matriculados na rede pública de ensino ou bolsistas na rede particular e de famílias inscritas no CadÚnico e/ou programas de transferência de renda. São 50 vagas por cidade, com duas turmas de 25 cada, dois encontros semanais de três horas cada, totalizando um total de 192 horas até o dia 15 de dezembro. O projeto oferecerá aos participantes capacitação e formação em gastronomia, voltada à cozinha brasileira, incluindo pratos e ingredientes locais de cada região, com destaque para a utilização de aves e suínos, abordando também os mitos e verdades sobre o consumo desses animais.
Além disso, será oferecido aos inscritos curso de empreendedorismo do SEBRAE, que terá como objetivo a inserção dos participantes no mercado de trabalho e o desenvolvimento de novos negócios locais no setor alimentício. O projeto oferecerá toda a estrutura necessária para sua realização. A lista final dos selecionados será divulgada até o dia 23 de junho e as aulas terão início em 26 de junho. Vale lembrar, inscrições somente até dia 21 de junho pelos links abaixo:
Medianeira – Paraná
https://forms.gle/hgF11CYvW7rVokLH7
Ponte Nova – Minas Gerais
https://forms.gle/tQUdSFcb6nuGxLi29
Guarabira – Paraíba
https://forms.gle/KpugHtiQozjPNcpH6
Santa Izabel – Pará