Popularmente conhecida como Rua da Hiléia – por ser localizada ao lado da fábrica da empresa de mesmo nome -, a via é um importante canal de escoamento de tráfego no bairro do Parque Verde. Oficialmente nomeada como Rua Santa Clara, ela atravessa a comunidade Rui Barata e liga a Av. Augusto Montenegro até Av. Padre Bruno Sechi (antiga Rua da Yamada), desafogando o trânsito, entre outros lugares, na rotatória do Satélite.
As últimas administrações municipais já tentaram consertar ou fazer remendos no asfaltamento da rua mas, segundo os moradores, o grande volume de veículos – sobretudo os pesados caminhões da empresa ao lado – e trechos que alagam devido as fortes chuvas e o péssimo saneamento na área, fazem da buraqueira uma realidade quase que permanente.
A pista é ajeitada e na semana posterior os buracos começam a reaparecer. Parece que ninguém dá jeito no problema e os moradores e comerciantes da área têm que aprender a lidar com o problema.
Mas alguns moradores da região não colaboram: basta tentar encarar a via que é possível notar que, não bastasse os inumeráveis buracos, há quem jogue lixo – inclusive objetos como um sofá -, obstruindo parte considerável da via.
A comunidade como um todo parece esquecida. Os moradores são obrigados a improvisar através de coletas para concretar ruas e assim ter uma melhor qualidade de vida. Na Rua da Hiléia em si, várias pessoas tentam suavizar os buracos jogando aterro e pedra, o que não dá conta do problema por muito tempo.
Veja imagens feitas nessa importante, mas muito esquecida, via de Belém:
Discussion about this post