Na manhã deste sábado, 21 de setembro, o Projeto Futuro Brilhante realizou mais uma edição da ação “Proteger é Cuidar”. O ação foi na Usina da Paz do Icuí, em Ananindeua, das 8h30 às 12h. A iniciativa tem como foco a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, com a participação de 50 crianças e adultos.
Diego Martins, idealizador do projeto, destaca a importância das ações e agradece aos padrinhos e madrinhas que ajudam a divulgar o trabalho. “Cada ação leva informação de prevenção e isso é um trabalho em conjunto, por isso gostaria de agradecer a todos os que contribuem com a divulgação, em especial aos artistas que abraçam a causa, como Luann Kassio, I Love Pagode, Arthur Nogueira, Thiago Costa, Valéria Paiva, Francy Ribeiro, Pinduca, Nosso Tom, Allanzinho e Jurandi, que apoiam a prevenção à violência infantil no Pará”, disse.
A ação foi dividida em dois momentos. Em um dos espaços, voluntários conduziram atividades lúdicas com as crianças, ensinando-as sobre os cuidados necessários para se protegerem e como denunciar casos de violência. Em outro espaço, Diego Martins e outros voluntários conversaram com os pais, orientando-os sobre como identificar sinais de violência e o que fazer para denunciar.
Ao fim da ação, as crianças receberam kits de material escolar como forma de incentivo à permanência na escola. O Projeto Futuro Brilhante acredita que a educação é um caminho essencial para transformar a realidade dessas crianças e prevenir a violência sexual. Os materiais distribuídos são arrecadados por meio de doações que podem ser entregues nas bibliotecas da UEPA e UFPA.
Com o objetivo de disseminar informações e prevenir crimes de natureza sexual, o Projeto Futuro Brilhante reúne profissionais e estudantes de diversas áreas. Segundo dados do Sistema de Informação de Segurança Pública (Sisp), no Pará, entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021, foram registrados 10.086 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, números que reforçam a urgência dessas iniciativas.
Para mais informações, os interessados podem acessar o Instagram do projeto: @futuro.brilhante.
Fonte: Assessoria do projeto.