Sendo gratuito, o projeto proporciona cerca de 100 horas de capacitação com temas diversos do universo do mercado do trabalho.
A formatura da turma mais recente foi realizada no último domingo (21/01)
Belém (PA), fevereiro de 2024 – A Microlins, maior franquia de cursos de capacitação profissional do Brasil e parte do Grupo Move Edu, o Instituto Iris e o Parque Shopping Belém se uniram para desenvolver um projeto de inclusão digital, profissional e social para jovens de baixa renda do bairro do Bengui. Denominado Parque Bengui de Informática – PBI, o programa proporciona cerca de 100 bolsas de um curso anual, que visa preparar os jovens para o mercado de trabalho. Participam também do projeto as ONGs Espaço Tia Anízia e Movimento República de Emaús, responsáveis por realizar o elo com a comunidade.
A formação abrange acompanhamento pedagógico, conteúdos de informática (pacote Office), uma profissão (manutenção, atendente de vendas ou auxiliar administrativo) e habilidades comportamentais (como preparar o currículo, como se comportar em entrevistas, entre outros). As aulas são realizadas duas vezes por semana na unidade da Microlins do Parque Shopping Belém. Muitos alunos conseguiram o primeiro emprego e acesso a vários processos seletivos a partir do projeto. Desde o início do projeto, 320 alunos já foram capacitados.
A última turma, com 83 alunos, teve a sua formatura realizada no Parque Shopping Belém no domingo (21/01). Para o diretor da Microlins, Rafael Cunha, a capacitação profissional continua a ser uma das principais pontes para o ingresso no mercado de trabalho, ainda mais entre os jovens de baixa renda. “Como maior rede desta área no País, ficamos felizes em aportar este conhecimento neste projeto, tendo um impacto positivo nas comunidades próximas e no início da carreira dos estudantes”.
“O Projeto Parque Bengui de Informática é mais do que uma iniciativa educacional, é um compromisso social com os jovens que enfrentam desafios significativos para conquistar seu primeiro emprego. É a resposta ativa e comprometida, oferecendo não apenas formação técnica, mas também a chance de conquistarem independência financeira e contribuírem para a estruturação e cidadania de seus núcleos familiares”, diz Lila Lopes, diretora executiva Instituto Iris.
Andréa Mendonça, superintendente do Parque Shopping Belém, comenta que “Essa união do Parque Shopping com a Microlins, muito ancorada pela parceria Instituto Iris, nos deu essa possibilidade de abraçar essa comunidade e de trazer mais oportunidade para esses jovens. Então, pra gente é extremo e absoluto orgulho ser parceiro dessa ideia, dessa construção”.
Novas perspectivas
“Não só o conhecimento que eu tive no decorrer do curso, mas também hoje, eu faço parte dessa equipe que é a Microlins”, afirmou Eduardo, aluno do PBI. “Eu espero que daqui pro futuro eu consiga avançar mais, consiga elevar mais meus conhecimentos estando aqui e consiga alcançar coisas ainda maiores, assim como todos nós que estamos aqui”.
Já Andressa Mafra, aluna da primeira turma do PBI, conta que “Eu sou da periferia e não tinha uma visão de futuro como eu tenho agora. A partir do momento que eu fiz parte do PBI, teve uma mudança de chave na minha cabeça e hoje eu tenho um futuro melhor por conta do projeto”. A jovem completa que “Fui do primeiro projeto em 2018, assim que finalizei, comecei minha carreira profissional aqui mesmo na Microlins, ingressei na faculdade, vou me formar e agora vou lecionar como pedagoga. Foi o primeiro passo, a grande mudança”.
Modelo criativo
O franqueado da Microlins, Renato Nogueira, explica que o projeto foi viabilizado com um formato criativo. “O Shopping disponibiliza o espaço em suas instalações e, em contrapartida, disponibilizamos dois dias para o atendimento deste público. A franqueadora, por sua vez, apoia com o material didático. Existe a possibilidade, inclusive de, no futuro, levarmos este modelo a outros empreendimentos do grupo do Parque Shopping”, ressaltou. O diretor completa também que, a partir do projeto, a própria Microlins já contratou três alunos egressos do projeto e pode realizar mais contratações no futuro. “Vemos potencial nestes jovens e a capacitação é o caminho para tornar isso realidade”, conclui.
Sobre a Microlins
Uma das mais tradicionais e reconhecidas marcas deste mercado, a Microlins é líder em cursos de capacitação profissional no Brasil. Sua rede dispõe de mais de 400 escolas em todo o país. São oferecidos cursos de Tecnologia, Gestão, Saúde e Inglês, nas modalidades presenciais, EAD ou semipresencial. Em 2022, a Microlins recebeu do MEC a autorização para atuar também como Faculdade, oferecendo cursos de Graduação (Análise de Sistemas, Marketing, RH e Pedagogia) e Pós-graduação (Tecnologia, Negócios e Educação), nas modalidades EAD ou semipresencial.
Sobre o Grupo Move Edu Edtech focada na capacitação para o mercado de trabalho e apoio escolar. Engloba três marcas: Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais, totalizando mais de 1 mil escolas e 500 mil alunos formados por ano. Entre os principais diferenciais dos cursos profissionalizantes estão o método individualizado de ensino, no modelo híbrido (aulas presenciais e pela plataforma online), o conceito lifelong learning (educação continuada), onde o aluno encontra uma jornada completa para formação profissional entre cursos livres, técnicos e graduação, e o conceito omnichannel para atendimento, que concilia a estrutura física das escolas com os canais online.