A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 8, a Operação Dever Legal para investigar suspeitos envolvidos em garimpos ilegais e tentativa de homicídio contra policiais federais e servidores do ICMBio.
A ação resultou em 4 mandados de busca e apreensão cumpridos no município de Itaituba, conforme determinado pela Justiça Federal.
A investigação teve origem em uma operação conjunta da PF e ICMBio, realizada em abril de 2023, com o intuito de reprimir garimpagem ilegal em Unidades de Conservação federais na região de Itaituba.
Durante essa operação, enquanto policiais federais e servidores do ICMBio inutilizavam instalações e maquinário de garimpo, foram emboscados por indivíduos ligados aos garimpos ilegais, que efetuaram disparos contra eles.
Os investigados estão sendo apurados por crimes como usurpação de patrimônio da União, crimes ambientais diversos e tentativa de homicídio qualificado, cujas penas somadas podem resultar em mais de 30 anos de prisão. A Polícia Federal está empenhada em esclarecer os fatos e responsabilizar os envolvidos perante a Justiça.
Com informações do Portal Debate