É chocante constatar que nenhum pedido de desculpa foi feito até hoje pela Assembleia Legislativa do Pará, pela Câmara Municipal de Belém, ou por outra qualquer instância oficial do Estado aos três padres e a seus familiares expulsos, em 1964, do clero do Pará por pressão direta do general Orlando Ramagem, comandante militar da Amazônia sobre o arcebispo de Belém, dom Alberto Gaudêncio Ramos.
Naquele período, este comandante, junto com outros militares, grandes fazendeiros, empresários, políticos conservadores, e donos de jornais e rádios, ajudavam clandestinamente a preparar, no Pará, o Golpe de Estado que depôs o presidente João Goulart, e, instalou a Ditadura Militar que se manteve por mais de 20 anos, no Brasil.
Para esta parte golpista da elite paraense, a presença dos três padres em Belém, se tornou intolerável porque eles mantinham uma atuação social inspirada na Doutrina Social da Igreja e desenvolvida sempre dentro do âmbito das instituições católicas, que deixava clara a manipulação do sentimento religioso cristão na preparação do Golpe de Estado.
Cujo objetivo era apresentado à opinião pública do Estado como o de defesa da nossa sociedade,supostamente “democrática e cristã”.
Dois destes padres – Diomar Lopes e Moisés Lindoso – exerciam, respectivamente, as funções de assistente espiritual da Juventude Universitária Católica, e, da Juventude Operária Católica, ambas organizações pertencentes à Ação Católica.
Contavam, assim, com o apoio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
O terceiro padre, Aluysio Neno, se dedicava à coordenação, no Pará e no Amazonas, da alfabetização de adultos promovida pelo Movimento de Educação de Base, também ligado à CNBB.
Quem conheceu estes três religiosos sabia que Diomar era teólogo brilhante, latinista emérito, e, pregador respeitado.
Em Belém, ele se tornara professor de Latim e Filosofia de diversas faculdades, da atual Universidade Federal do Pará.
Tinha uma erudição que encantava os jovens católicos universitários. Seus sermões atraiam para as igrejas onde pregava até intelectuais ateus do Pará.
As freiras dominicanas de Belém, estudiosas como ele, o quiseram como capelão.
Tão logo ele e Moisés foram expulsos do Pará, dom Hélder Câmara, um dos fundadores da CNBB, e, arcebispo de Olinda e Recife os acolheu.
Em Recife, Diomar assumiu uma cátedra de professor dos cursos de Filosofia e Teologia do histórico Seminário Maior Arquidiocesano de Recife e Olinda, considerado, na época, como um dos mais avançados centros de ensino religioso do País.
Lá, ele passou a cultivar flores e a se interessar também por Literatura, por influênciade dom Antônio Fragoso. Diomar morreu de câncer na garganta, dezoito anos depois de chegar a Pernambuco.
Moisés, além de religioso, era bom poeta.
Um de seus poemas, de título Poética, publicado no seu livro Plenitude, foi selecionado pelo prestigiado crítico literário, poeta e romancista Walmir Ayala, para inclusão na antologia Novíssima Poesia Brasileira, de 1962,editada por ele, no Rio de Janeiro.
Em Pernambuco, Moisés se instalou numa comunidade pobre do município Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana de Recife, onde permaneceu por 44 anos.
Quando morreu, em 2008, continuava na comunidade.
Lá era muito querido.
É o que mostra a notícia do seu falecimento, publicada pelo jornal local Tribuna Popular.
O jornal lembrou que Moisés havia recebido o título de cidadão de Cabo de Santo Agostinho.
E acrescentou: mesmo quando já estava muito debilitado, ele tinha conservado sempre sua alegria, sua irreverência “e sobretudo, o respeito das pessoas que conviviam com ele”.
O jornal revelou ainda ainda que “centenas de pessoas admiravam seu trabalho pastoral, marcado pela profunda observância do Evangelho, com destaque às questões sociais”.
Quanto a Aluysio, ele se ligou à Cúria Metropolitana de Nova Friburgo.
Nela, trabalharia como padre ao longo de duas décadas.
Chegou ao cargo de vigário-geral da diocese.
Depois, se casou.
Mas permaneceu por muito tempo como dirigente da Cáritas Diocesana.
A entidade é vinculada à CNBB, e ,tem atuação social na área de defesa dos Direitos Humanos, da Segurança Alimentar e do Desenvolvimento Sustentável Solidário.
Além disto, Aluysio deixou ainda,na diocese, um Grupo de Promoção Humana, que se dedica ao regaste da dignidade de pessoas socialmente vulneráveis.
Estes três padres,portanto, sempre foram tratados com consideração e afeto nos outros lugares, onde estiveram, depois que foram obrigados a sair de Belém.
Mas não tiveram o mesmo tratamento respeitoso que mereciam por parte dos paraenses, em 1964.
Diomar foi submetido pelos militares golpistas a longo, cansativo e vexatório interrogatório. Depois, foi mantido preso na Igreja de Santana.
Moisés teve de assistir à invasão da Casa dos Padres (dirigida por ele, na Cidade Velha), por soldados do Exército.
O motivo: ele tinha abrigado na casa estudantes latino-americanos caçados pelos golpistas que haviam invadido e vandalizado um seminário latino-americano sobre democratização do ensino, do qual eles participavam, em Belém.
Aluizio foi cercado por metralhadoras exibidas por soldados da Aeronáutica, no Aeroporto de Val-de-Cans.
Quando ele ia embarcar no avião que o levaria para o Rio de Janeiro, a fim de atender a um chamado da presidente nacional do MEB.
Ali mesmo ele foi preso, sendo, depois, conduzido para o Quartel General do Exército, na Praça da Bandeira.
*Oswaldo Coimbra é escritor e jornalista
Translation
Pará has never asked forgiveness from the priests it persecuted in 1964
Official instance of the State to the three priests and their families expelled in 1964 from the Pará clergy due to direct pressure from General Orlando Ramagem, the military commander of the Amazon, on the Archbishop of Belém, Dom Alberto Gaudêncio Ramos.
During that period, this commander, alongside other military officers, large landowners, businessmen, conservative politicians, and owners of newspapers and radio stations, clandestinely aided in preparing, in Pará, the coup d’état that deposed President João Goulart and established the military dictatorship that ruled Brazil for over 20 years.
For this coup-supporting segment of the Pará elite, the presence of the three priests in Belém became intolerable because they maintained a social activism inspired by the Church’s Social Doctrine, always developed within the scope of Catholic institutions. Their work made clear the manipulation of Christian religious sentiment in the preparation of the coup.
Its stated goal was presented to the state’s public opinion as the defense of our supposedly “democratic and Christian” society.
Two of these priests—Diomar Lopes and Moisés Lindoso—served, respectively, as spiritual assistants to the Catholic University Youth (JUC) and the Catholic Workers’ Youth (JOC), both organizations part of Catholic Action.
Thus, they had the support of the CNBB (National Conference of Brazilian Bishops).
The third priest, Aluysio Neno, dedicated himself to coordinating adult literacy programs in Pará and Amazonas, promoted by the Basic Education Movement, also linked to the CNBB.
Those who knew these three religious men were aware that Diomar was a brilliant theologian, an eminent Latinist, and a respected preacher.
In Belém, he had become a professor of Latin and Philosophy at various colleges, including what is now the Federal University of Pará.
His erudition captivated Catholic university students. His sermons drew even atheist intellectuals from Pará to the churches where he preached.
The Dominican nuns of Belém, scholars like him, wanted him as their chaplain.
As soon as he and Moisés were expelled from Pará, Dom Hélder Câmara—one of the founders of the CNBB and the Archbishop of Olinda and Recife—welcomed them.
In Recife, Diomar took up a professorship in Philosophy and Theology at the historic Major Archdiocesan Seminary of Recife and Olinda, considered at the time one of the most advanced religious education centers in the country.
There, influenced by Dom Antônio Fragoso, he began cultivating flowers and developing an interest in literature. Diomar died of throat cancer eighteen years after arriving in Pernambuco.
Moisés, in addition to being a religious man, was a talented poet.
One of his poems, titled Poética, published in his book Plenitude, was selected by the prestigious literary critic, poet, and novelist Walmir Ayala for inclusion in the 1962 anthology Novíssima Poesia Brasileira, edited by him in Rio de Janeiro.
In Pernambuco, Moisés settled in a poor community in the municipality of Cabo de Santo Agostinho, in the Recife metropolitan area, where he remained for 44 years.
When he died in 2008, he was still living in that community.
He was deeply loved there.
This is evident in the news of his death published by the local newspaper Tribuna Popular.
The paper noted that Moisés had received the title of citizen of Cabo de Santo Agostinho.
It added: even when he was already very frail, he always retained his joy, his irreverence, “and above all, the respect of those who lived with him.”
The newspaper also revealed that “hundreds of people admired his pastoral work, marked by a profound observance of the Gospel, with a focus on social issues.”
As for Aluysio, he joined the Metropolitan Curia of Nova Friburgo.
There, he worked as a priest for two decades.
He rose to the position of vicar-general of the diocese.
Later, he married.
But he remained for a long time as the director of the Diocesan Caritas.
This entity, linked to the CNBB, focuses on social action in the areas of human rights advocacy, food security, and sustainable solidarity development.
In addition, Aluysio left behind in the diocese a Human Promotion Group dedicated to restoring the dignity of socially vulnerable people.
These three priests, therefore, were always treated with consideration and affection in the other places they went after being forced to leave Belém.
But they did not receive the same respectful treatment they deserved from the people of Pará in 1964.
Diomar was subjected by the coup-supporting military to a long, exhausting, and humiliating interrogation. Afterward, he was held prisoner in the Church of Santana.
Moisés had to witness the invasion of the Priests’ House (which he directed in Cidade Velha) by Army soldiers.
The reason: he had sheltered Latin American students hunted by the coup forces who had invaded and vandalized a Latin American seminar on the democratization of education in which they were participating in Belém.
Aluysio was surrounded by machine guns displayed by Air Force soldiers at Val-de-Cans Airport.
As he was about to board a plane to Rio de Janeiro to attend a call from the national president of the MEB, he was arrested there and later taken to the Army General Headquarters at Praça da Bandeira.
*Oswaldo Coimbra is a writer and journalist