Carlos Amorim – advogado e pesquisador *
Os filmes do agente 007 – James Bond, foram dublados em vários estúdios. Para se ter uma ideia, há quase quarenta anos que o agente tem sua versão brasileira.
James contou com varios dubladores que emprestaram suas vozes para os muitos atores que o interpretaram.
Os dois primeiros filmes (O Satânico Dr. No e Moscou contra 007) foram dublados na Cinecastro e Sean Connery foi dublado por Domicio Costa, o eterno Homem de Virginia e o Eustáquio, em Coragem, o Cão Covarde.
Em 007 contra Goldfinger, Connery foi dublado por Jorge Ramos, locutor oficial dos trailers do cinema e o Jafar, no desenho da Disney Alladin, também dublado na Cinecastro. Sean Connery em 007 contra Chantagem Atomica foi dublado por Newton Da Matta, o eterno Bruce Willis e Dustin Hoffman em Toosie, dublagem feita na Herbert Richers
O 007 Só se Vive Duas Vezes foi dublado na Telecine do Rio de Janeiro e Sean Connery foi dublado por Andre Filho, voz de Silvester Stallone em três filmes da cine-série Rocky e dublador de Connery em vários filmes como Highlander e Indiana Jones e a Última Cruzada. 007 Os Diamantes São Eternos foi dublado na Herbert Richers e Connery foi dublado por Márcio Seixas, a voz de Batman em O Novo Batman e Liga da Justiça.
Andre Filho dublou o ator Roger Moore em seus três primeiros filmes como 007 (Viva e Deixe Morrer até O Espião que me Amava), todos dublados na Herbert Richers. Seixas voltou a dublar Connery em Nunca Mais Outra Vez, filme que não faz parte da cronologia oficial da cine-série e dublou, também, Tymothy Dalton em 007 – Marcado Para a Morte, para exibição em aviões.

Também para aviação foi dublado 007 – O Mundo não é o Bastante, em São Paulo, com a voz de Sergio Moreno, a voz de Denzel Washigton em Filadelfia e Ken Master, no anime Street Fighter. Com a chegada de 007 contra Goldeneye aos cinemas, a Rede Globo decidiu redublar quase todos os filmes de Connery até Dalton com uma única voz: Márcio Seixas, a exceção foi em 007 contra o Homem com a Pistola de Ouro, que manteve a voz de Andre Filho, como pode ser conferida na coleção de filmes lançados em DVD.
Pierce Brosnan teve a voz de Luis Feier, a voz de Steven Seagal nos dois filmes Força em Alerta e Em Terreno Selvagem, em 007 contra Goldeneye (versão VTI-Rio), 007 – O Mundo não é o Bastante (versão Telecine) e 007 – Um Novo Dia para morrer (versão Herbert Richers). Somente em 007 – O Amanhã Nunca Morre, Brosnan teve a voz de Leonardo Camilo, a voz de Connor na serie de TV Highlander, filme dublado na Alamo de São Paulo.
Daniel Craig, em Cassino Royale, foi dublado por Ronaldo Júlio, a voz do Capitão Sisko em Jornada nas Estrelas, Deep Space Nine, sendo que em 007 – Quantum of Solace foi dublado por Garcia Junior (a voz do He-Man e Mc Gyver em Profissão Perigo), ambos no estúdio carioca da Delart.
*Carlos Amorim é advogado, produtor e apresentador do Programa CineTvNews, na rádio Sintonia Web, de Belém, além de pesquisador
de cultura pop.
Discussion about this post