Em mensagem que circula no WhatsApp, uma mulher supostamente com câncer terminal e desiludida com o mau caratismo do mundo, diz ter escolhido a pessoa a quem envia a mensagem para doar sua fortuna de 55 mil euros – cerca de R$ 300 mil.
Trata-se de um golpe velho, mas que ainda engana muitos incautos e incautas. O texto diz ser homem, mas a foto é de uma idosa em uma cama. Melhor ficar esperto e denunciar o caso aos administradores do aplicativo ou à própria polícia – aqui, Delegacia de Crimes Cibernéticos. Veja, abaixo, a sórdida e “comovente” mensagem:
“Peço desculpas por este tipo de mensagem. Obrigado por ser um amigo, sou francês. Sou importador de cacau e óleo verde-vermelho, importando acessórios para automóveis e outras empresas. Estou aposentado desde 2005. Tenho um filho que morreu em 2015.
Portanto, tenho uma certa riqueza. Então, eu quero uma pessoa honesta e confiável para entregar meus produtos porque estou doente. Tenho câncer de colo do útero que me condena à morte. Estou no hospital desde 2016. Tenho € 55.000 em um banco.
Eu doei para vários clubes ao redor do mundo. Mas no final eu percebi que os líderes dessas associações enriquecem às custas dos pobres.
Desta vez, por um total de 55.000 euros; Eu quero oferecer isso a um estranho, honesto e digno de receber este presente. Acho que esse destino me deixa mais verde. Você quer receber este presente? entre em contato com meu WhatsApp”.
Dicas de defesa contra golpistas
1 – Sempre desconfie de promoções ou “coisas gratuitas” que te enviam por mensagem.
2 – Nem todos os casos são golpes, mas é importante confirmar a procedência da informação e pesquisar com a loja em questão. Vale entrar no site, ligar no SAC da empresa e tentar descobrir se a informação é real.
3 – Sempre fique atento ao formato da mensagem que chega até você. Se a promoção contiver erros de português, alerta vermelho! E, se além disso, ainda pedir para você compartilhar com outros contatos do seu Whats, é golpe!
4 – Muito cuidado ao inserir informações pessoais no cadastro dessas falsas promoções. Alguns golpes têm a finalidade de usar o seu número de telefone e até dados bancários sigilosos – que são transformadas em cobranças indesejadas e acesso à plataformas pessoais da vítima.
5 – Para se sentir 100% seguro, você ainda pode baixa um aplicativo de proteção no seu aparelho celular, são alguns deles o Psafe e a Kaspersky – ambos gratuitos para baixar.
Discussion about this post