Um homem foi preso por policiais militares do 18º Batalhão, quando tentava vender ilegalmente 22 tartarugas, em Monte Alegre, na Região do Baixo Amazonas, oeste do Pará, na manhã de ontem (27). Os quelônios foram resgatados e serão reintegrados à natureza assim que estejam em condições ideais.
Os animais são das espécies Tartaruga-da-Amazônia e Tracajá e foram localizados pelos militares após denúncias anônimas de moradores da região. O resgate aconteceu quando estavam sendo vendidos em um barraco, no bairro Curintafã, naquela cidade.
O homem que estava no local vendendo as tartarugas, cuja identidade não foi divulgada, foi apresentado na Delegacia da Polícia Civil do município, onde a autoridade policial tomou as providências que o caso requer Os quelônios resgatados são 17 da espécie Tartaruga-da-Amazônia e 5 da espécie Tracajá.
Os animais foram conduzidos pelos policiais militares para a Secretaria de Meio Ambiente do município para receberem cuidados até a soltura em seu habitat natural. A PM informou que a comercialização das espécies está proibida devido ao período de defeso. Além dos órgão ambientais, os agentes de segurança pública também fiscalizam e realizam ações de proteção ambiental.