Sem falhas na marcação e vigiando todos os espaços do campo, não dando chances ao adversário, o Paysandu não precisou ser brilhante – ainda está longe disso – para garantir sua oitava vitória na competição, batendo o Manaus por 2 a 0. A partida fechou a primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro, com o Papão garantindo o primeiro lugar no grupo.
Jogando na Curuzu, em Belém, o Paysandu fez um jogo eficiente e sem marcar bobeira. Logo nos primeiros minutos, os paraenses partiram para cima do Manaus, sufocando o adversário, e abriram o placar. Aos 12 minutos, Rildo recebeu um passe na medida de José Aldo, o melhor em campo, e mandou a bola para as redes, fazendo o primeiro gol da partida.
O Papão ficou á espera do adversário, mas pouco foi pressionado e nas vezes em que ia ao ataque, principalmente com Rildo, sempre levava perigo à meta de Gleibson. Durante a primeira etapa, porém, nenhum gol a mais saiu e o jogo foi para o intervalo com o 1 a 0 no marcador.
Na volta dos vestiários, o panorama se manteve inalterado e, mais uma vez, o Lobo da Amazônia chegou ao seu gol. Aos 19 minutos, Danrlei puxou o contra-ataque e, mesmo marcado por dois zagueiros do Manaus, fez um corte de categoria, limpou o lance e mandou para as redes, fazendo um golaço.
Danrlei vibrou muito após marcar o gol. E em outras jogadas, ele mostrou vitalidade, raça e força, coisa que o titular, Rafael Grampola, a quem substituiu, até agora não conseguiu realizar com a camisa bicolor. Apesar disso, Grampola é apadrinhado pelo treinador Roberto Fonseca, o que tem provocado críticas da torcida.
Durante os minutos finais do jogo, os visitantes chegaram a pressionar em buscar do seu gol, mas não conseguiram mudar o placar. O Papão segurou o ímpeto do Manaus até o apito final do juiz.
Próxima fase
Paysandu e Manaus estão classificados à próxima fase, mas estarão em chaves opostas. Líder, o Papão da Curuzu estará presente no Grupo C da competição, ao lado de Ituano-SP, Botafogo-PB e Criciúma-SC. O Gavião Real, ao terminar em quarto, estará no Grupo D, ao lado de Novorizontino-SP, Tombense-MG e Ypiranga-RS. A tabela detalhada dos confrontos será divulgada em breve.
Raio X da partida
Arbitro: Rafael Carlos Salgueiro Lima – CBF/AL
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araujo – CBF/AL, Rondinelle dos Santos Tavares – CBF/AL
Estádio: Curuzu – Belém/PA
Cartões Amarelos: Paysandu: Bruno Paulista, Diego Matos e José Aldo. Manaus: Derlan e Ronaell
Gols: Paysandu: Rildo e Danrlei
Paysandu
Victor Souza; Marcelo (Ratinho), Perema, Denílson e Diego Matos; Jhonnatan, Marino (Bruno Paulista), José Aldo (Willian Fazendinha) e Robinho; Rildo (Laércio) e Rafael Grampola (Danrlei). Técnico: Roberto Fonseca
Manaus
Gleibson; Edvan (Igor Carvalho), Luís Fernando, Ronaell e Gilson Alves; Derlan (Júlio Rusch), Marcelo Augusto e Daniel Costa; Gabriel Davis (Guilherme Pira), Denílson (Vitinho) e Rafhael Lucas (Anderson Paraíba) Técnico: Evaristo Piza
Melhores momentos e os gols do Papão: