Margarina parece alimento, mas não é; e o colesterol é amigo do coração, sim
O médico Magno Magalhães, professor da Universidade Estadual do Maranhão e pós-graduado em Dermatologia e Medicina do Trabalho, lança o livro “10 mentiras que o seu médico conta que podem matá-lo” na quinta-feira (10), às 19h na Sala Eva Herz, no Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP). O livro faz um alerta sobre os mitos divulgados por anos pela medicina, impulsionados pelos interesses da indústria, especialmente a alimentícia, farmacêutica e de mineração, que levaram milhares de pacientes a acreditarem em notícias que, além de serem mentirosas, podem matar.
Este é o primeiro livro de autoria do médico, que tem como objetivo informar à população, estimulando a reflexão sobre os temas abordados para que haja mudança na alimentação e nos hábitos exercidos no dia a dia dessas pessoas. Além disso, o intuito também é alertar os profissionais da saúde para que tenham mais cuidados com as pesquisas estudadas, questionando tudo o que lhes é ensinado desde a faculdade para que não enganem mais seus pacientes.
A história em torno do tema que deu origem a presente obra nasceu de uma palestra, que leva o mesmo nome do livro. Dúvidas levantadas pelos pacientes em consultório aliadas às novidades no meio científico, levaram o autor a escrever sobre estes assuntos que desmistificam verdades concebidas pela comunidade médica.
A intenção do autor visa alertar sobre os riscos que podem advir de conceitos equivocados, que priorizam um modelo que não tem o paciente como alvo, mas o conluio da indústria alimentícia e farmacêutica. Esta relação entre ambas que finge nutrir a humanidade, causa muitos malefícios por meio de “alimentos” saudáveis , e que se propõe a tratar doenças que, na maioria das vezes, são tornadas crônicas para a manutenção de um dos setores mais rentáveis do planeta.
Discussion about this post