A Vila Menino Deus, no município de Igarapé Miri, vai ser palco do “XV Canta Anapu Fest Açaí” nos próximos dias 17 e 18 (sábado e domingo), um evento sócio cultural, momento de interação comunitária e de geração de renda para a população local. A base do evento é o açaí, alimento básico e essencial na mesa dos paraenses.
O chamado “vinho” do açaí é um alimento feito com a polpa e a casca dos frutos e que se tornou famoso em todo o Brasil por seu elevado teor energético. O açaí é cultivado principalmente nas áreas ribeirinhas e a sua exploração indiscriminada levou a indústria do palmito à escassez e ao colapso.
Segundo o coordenador, pastor Nelito Lopes, o “Canta Anapu Fest Açaí” irá defender a importância alimentar do fruto, a preservação e conservação, com um consumo sustentável de suas árvores para que não seja extinta da mesa dos paraenses, pois já se trata de um fruto consumido por todos os brasileiros. “Através deste evento, teremos a oportunidade de vivenciar a aplicação e utilização dos conceitos ao cotidiano, desenvolvendo neles uma postura crítica perante os conhecimentos trabalhados, vivenciando conteúdos científicos, dentre outros”, explicou.
Ainda de acordo com a organização, o “Canta Anapu” tem como objetivo principal interagir com a comunidade em geral sobre a temática do açaí, desenvolver habilidades de estudos e resolução de questões a partir de situações reais, além de demonstrar a cultura do açaí, discutir ideias e produzir argumentos que venham melhorar a vida da comunidade em geral, pesquisar e construir conhecimentos a partir das vivências com os trabalhadores rurais e feirantes, analisar o calendário de floração, colheita, quantidade do fruto, estimular o plantio, observando a produção por hectare/alqueire ( sistema de medida, regra de três: quilos/litros, porcentagem, gráficos, tabelas, operações, sistema monetário, etc).
Época de flor e fruto, nome cientifico, partes da planta, local onde mais ocorre, além da utilização correta, ou seja, alimentar, medicinal, também vai discutir o valor econômico do fruto: cadeia alimentar, valor nutricional, palmito, palha e caroço, evidenciar questões históricas e culturais como ocupação do solo, povos e suas origens, artesanatos diversos com o uso de sementes, cachos, palhas, ilustração artística e música. Os cantores William Nascimento e Samuel Mariano e suas bandas estão entre as atrações nacionais que irão se apresentar nas duas noites do evento.
Festa popular
A estrutura para receber a população terá no total 10 barracas montadas para vendas de comidas típicas, além da ‘Casa do Açaí’, espaço destinado para a comercialização do produto. Um palco montado e decorado com palmeiras do fruto irá receber cantores e bandas regionais e nacionais que se apresentarão no sábado e domingo, respectivamente, a partir das 19 horas. A festa reunirá pessoas de todos os municípios das regiões do Baixo Tocantins e metropolitana de Belém e se constitui dentre os maiores eventos culturais daquela região.
Na ‘Casa do Açaí’ serão disponibilizados mais de 3 mil litros de vinho da fruta, além de diversos outros derivados como açaí cremoso, bolo, pudim, creme, tortas, sorvetes, picolé e outros produtos partir do fruto do açaí. Artesanatos feitos a partir da fruta estarão no espaço e a expectativa da organização do evento é de receber aproximadamente 7 mil pessoas.
O Festival contará com o apoio do Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Pará e da Secretaria Municipal de Cultura de Igarapé Miri e vários apoiadores, em especial os produtores e comerciantes do Açaí. Igarapé Miri é a capital mundial do açai, maior produtor de açaí do mundo. Esse é um momento que aquece a economia do município, gera trabalho e oportunidade de emprego, mesmo que indireta ou provisoriamente.
Os participantes poderão participar livremente, sem ingresso, cujo objetivo é vender comidas típicas para arrecadar recursos para melhoria da infraestrutura da Vila Menino Deus, além de levar momentos de cultura, entretenimento saudável e louvor aos participantes e à comunidade local.
Serviço:
Data: 17 e 18 de outubro de 2020 (o dia todo).
Entrada Franca
Realização: Assembleia de Deus – Campo Nova Esperança do Rio Anapu Grande e Instituto de Desenvolvimento Social e Cultural Rio Anapu Grande
Coordenação Geral: Pb. José Miguel e Pr. Nelito Correa Lopes
Informações: (091) 98256.6409
ASCOM : (091) 98088.8950
Discussion about this post