Suplente
Caso se confirme em Plenário a indicação de cassação do mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ), formalizado na semana passada em votação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, a ex-senadora Heloísa Helena, assumirá o cargo.
Mudança de domicílio eleitoral
Heloísa Helena trocou o domicílio eleitoral de Alagoas para o Rio de Janeiro em 2022 após duas derrotas consecutivas em seu estado de origem: nas eleições de 2018, para deputada federal, e de 2020, para vereadora de Maceió. Em sua estreia entre o eleitorado carioca, recebeu 38.161 votos e ficou como a primeira na lista de suplência da federação Psol/Rede.
Vitória
Encerrado no domingo (13), Helena foi a grande vitoriosa na disputa com a ministra Marina Silva, pelo comando da Rede Sustentabilidade após as deliberações do 6º Congresso Nacional da legenda realizado em Brasília neste final de semana.
A legenda elegeu Paulo Lamac, apoiado por Heloísa, como porta-voz, cargo equivalente a presidente, enquanto Giovanni Mockus, apoiado por Marina, perdeu a disputa.
Racha
Além da disputa de Heloísa Helena e Marina Silva, outro desafeto da política alagoana é o deputadoTúlio Gadelha (Rede-PE), único congressista com mandato no Congresso Nacional.
Ela é apontada internamente como uma das responsáveis por derrubar a pré-candidatura dele à Prefeitura de Recife, no ano passado.
Troca
Dirigentes do partido receiam que o convívio com a colega leve o pernambucano, que vem flertando com um retorno ao PDT, a se desfiliar da Rede.