Na última segunda-feira (09), teve inicio a Festividade do Glorioso São Benedito, no município de Gurupá, no arquipélago do Marajó.
O evento começou oficialmente com a famosa alvorada, onde os foliões vão as casas cantarolar e batucar, das 04h até 06h da manhã, depois disso foram buscar o mastro do Santo, que foi enfeitado e às 18h, aconteceu a tradicional “levantação”, em frente a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa.
O início da festividade contou com a presença de autoridades, como o secretário de estado regional do Marajó, Joãozinho Batista, e da prefeita Iracilda Alho (MDB). Já a noite, aconteceram os leilões na barraca nas proximidades da igreja.
Ao longo desses dias os foliões percorrem todas as comunidades da cidade. A partir do dia 23 ate o dia 27 de dezembro, começam os vesperais com a tradicional “Dezembrada”, que tem início às 14h e vai até às 18h. Esta festa é marcada pelo derrame de cerveja.
No dia 24 de dezembro será realizada a Meia-Lua, onde embarcações de todos os portes e uma com a Imagem do Santo caminham em procissão fluvial.
No dia 27 de dezembro acontece a procissão, que deve contar com a presença de diversas autoridades do estado. Já no dia 28, será realizada a “derrubação” do mastro com os encerramentos dos festejos.
De acordo com o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município aniversariante do dia é de quase 31,8 mil habitantes, o que representa um aumento de 9,38% em comparação com o censo de 2010. No ranking de população dos municípios, Gurupá está na 69° posição do estado.
A economia do município gira em torno das atividades desempenhadas pelas indústrias e pelo comércio, que geram centenas de vagas de empregos formais e informais para os moradores de toda a região.
Para os turistas que vão à região, as águas cristalinas da Praia do Pesqueiro são uma das variadas opções de lazer na cidade. Já a Igreja de São Francisco de Assis, construída no século XVIII, é um exemplo da arquitetura colonial português, e o Parque Ecológico da cidade possui uma área de preservação ambiental que abriga uma diversidade de espécies da fauna e flora amazônica. A Comunidade de Vila Nova também é um importante ponto turístico de Gurupá, que preserva as tradições e a cultura dos ribeirinhos da região.