O aguardado filme “A Paixão Segundo G.H.“, dirigido por Luiz Fernando Carvalho e inspirado no livro homônimo de Clarice Lispector, teve sua estreia internacional na 53ª edição do Festival de Rotterdam, na Holanda, no ultimo sábado, 27 de janeiro.
A protagonista, Maria Fernanda Candido, encabeça a produção, que já teve seus ingressos esgotados para a exibição. Após uma bem-sucedida passagem pelo Festival do Rio e pela Mostra de Cinema de São Paulo, o filme está pronto para conquistar o público internacional.
A estreia em Portugal está programada para o dia 15 de fevereiro, antecedendo o lançamento nos cinemas brasileiros, agendado para 28 de março. O roteiro, assinado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho em colaboração com Melina Dalboni, promete uma adaptação envolvente da obra de Clarice Lispector.
Sinopse
Rio de Janeiro, 1964. Após viver o fim de uma paixão, G.H., escultora da elite artística de Copacabana, resolve arrumar sua cobertura. No dia anterior, a empregada se despedira. A protagonista decide começar a limpeza pelo quarto da empregada, que imagina imundo. Chegando lá, G.H. se depara com uma enorme barata que revela seu próprio horror diante do ser humano que havia se tornado, reflexo de uma sociedade repleta de preconceitos diante dos seres que elege como imundos, rasteiros e subalternos, como a própria empregada.
Veja o trailer do filme: