O programa Fantástico, da Rede Globo, com chamada a toda hora em sua rede nacional de televisão, promete mostrar nesta noite de domingo, 22, os vídeos da organização criminosa que assaltou os cofres públicos do Pará durante a pandemia de Covid-19, entre 2019 e 2020. Pois o Ver-o-Fato antecipa aqui, com exclusividade, o que todos os paraenses querem ver.
A indignação é grande com o deboche e cinismo com que o dinheiro público – R$ 445 milhões, de um total de R$ 1,2 bilhão de contratos assinados pelo governo de Helder Barbalho com organizações sociais que gerenciavam 9 hospitais públicos – era desviado para os bolsos dos criminosos.
Tudo torrado em fazendas de gado compradas no interior do Pará, aviões, helicóptero, apartamentos de luxo em área nobre de Belém, além de carrões como BMW, Camaro, Mustang, Land Rover, caminhões e postos de combustíveis. Uma farra dionisíaca, em escárnio diante de milhares de paraenses que, aquela altura da pandemia, morriam sem atendimento em hospitais superlotados de contaminados pela Covid-19.
Veja, abaixo, os vídeos da ostentação do operador da organização criminosa, ainda preso por ordem da Justiça Federal – não se sabe até quando -, Nicolas Andre Tsontakis Morais, que também usava a identidade falsa de Nicolas Freire na movimentação de suas empresas de fachada e contas bancárias das quais transferia milhões de um dia para o outro, numa ousadia incomum.
” Tem vida mais barata que essa, mas não presta não “
Fala debochada do Nicholas, filmando o rebanho comprado com dinheiro desviado da saúde pública paraense. A Polícia Federal investigou e descobriu que o operador do esquema comprou mais de 17 mil cabeças de gado e duas grandes fazendas (30 milhões de reais) totalizando só na agropecuária, 110 milhões de reais. Uma dinheirama. Mais do que isso: um tapa na cara dos paraenses.
Neste outro vídeo, Nicolas aparece ao lado de comparsas, dividindo a grana desviada dos cofres públicos. São imagens captadas no sistema de filmagens de um posto de gasolina (loja de conveniência) da quadrilha. A Polícia Federal checou a autenticidade das imagens.
Nicolas era reconhecido nacionalmente nos leilões: tratado neste vídeo de “clientão que desceu do avião dele”, o operador faz negócios num leilão de gado em Xinguara. Veja:
José Arnaldo , pai de Nicolas, no avião deles , sobrevoando as terras , tudo comprado com dinheiro desviado da saúde. O avião decola de uma das fazendas de Nicolas.
Apartamento no edifício Vasco da Gama , que foi esvaziado antes da PF chegar. Houve vazamento da operação. A PF afirma que quem soube da operação que seria realizada foi o ex-chefe da Casa Civil do governo do estado, Parsifal Pontes. Quando a PF chegou no local o apartamento estava vazio. Provavelmente guardava dinheiro e documentos.
O Ver-o-Fato vai mostrar os documentos e fotos da compra de aviões, apartamentos e carros adquiridos por Nicolas. Isso é assunto para outra matéria. Aguarde.