O Ministério do Turismo inaugurou nesta sexta-feira (29) a primeira Escola Nacional de Turismo, o evento contou com a presença do ministro do Turismo, o paraense Celso Sabino e teve o governador Helder Barbalho (MDB), o presidente da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Filipe Meireles, e demais autoridades como convidados.
Na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, o ministro e o governador plantaram um pé de romã, árvore símbolo do Azerbaijão, recebida por Sabino pelo.primeiro-ministro do país, Fuad Naghiyev durante o encerramento da COP-29, em Baku.
De acordo com o ministro, o governo federal tem como objetivo atender a demanda do setor ao oferecer cursos de qualificação para ampliar a mão-de-obra no estado.
“O foco é fortalecer a atividade turística na capital paraense, porta de entrada da Amazônia Brasileira e que sediará em 2025 o maior evento climático do mundo, a COP30”, disse o ministro em discurso.
A unidade terá a parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), que irá executar a coordenação dos cursos presenciais e EaD.
A rscola irá ofertar 4,7 mil vagas em cursos que visam desenvolver o turismo, como:
- Gestão de Negócios para o Turismo;
- Educação Ambiental e Sustentabilidade;
- Governança para a Hospedagem Familiar;
- Condutor de Atrativos Turísticos;
- Entre outros cursos voltados para o setor, além de idiomas como inglês e espanhol.
Para 2025, o ministério irá inaugurar uma unidade da Escola Nacional de Turismo no Rio de Janeiro.