A historiadora e cantora Tertuliana Lustosa respondeu às críticas recebidas após uma polêmica apresentação durante uma palestra na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na qual afirmou que iria “educar com o c*”. Em suas redes sociais, Lustosa, autora da música “Murro na Costela do Viado” e integrante do grupo “A Travestis”, postou um vídeo dançando de maiô e fez uma provocação aos críticos. “Pros fascistas que me odeiam, só um recadinho: eu ainda vou ser sua ministra da Educação, bebê”, disse ela ao som de uma música que repetia a frase.
A polêmica começou durante o I Encontro de Gênero do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep), realizado na UFMA, quando Lustosa fez uma performance erótica como parte de sua apresentação. Em determinado momento, a artista subiu em uma cadeira, levantou o vestido e expôs suas partes íntimas ao público, afirmando estar “educando com o cu”. A apresentação causou grande repercussão e críticas nas redes sociais, com muitos pedindo esclarecimentos da universidade sobre o episódio.
Em resposta, a UFMA divulgou uma nota afirmando que tomará “as providências cabíveis” e reforçou seu compromisso com o respeito a um ambiente acadêmico inclusivo. A universidade não deu detalhes sobre quais medidas serão tomadas em relação ao caso.
A música que gerou a controvérsia durante a palestra também foi mencionada no vídeo postado por Lustosa. A letra da canção inclui versos como: “No mestrado da putaria, vou te ensinar gostoso, dando aula na sua pic. Aqui não tem nota, nem recuperação, não tem sofrimento e se aprende com tesão. De quatro, empino o c.”
A performance de Tertuliana Lustosa não foi sua única apresentação polêmica. Ela também protagonizou outras performances eróticas em universidades públicas, incluindo uma recente na Bahia. O caso gerou intensos debates sobre os limites entre liberdade artística e as responsabilidades no ambiente acadêmico, especialmente em instituições públicas.
A controvérsia em torno da palestra e das declarações da cantora gerou discussões polarizadas nas redes sociais, com alguns defendendo a liberdade de expressão e a irreverência de Lustosa, enquanto outros criticam o teor das apresentações em um espaço acadêmico.