Um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta semana mostra uma cena engraçada e ao mesmo tempo reveladora sobre os temores urbanos, principalmente relacionado ao folclórico ‘Dois em uma moto’. Nas imagens, uma mulher caminha por uma rua deserta quando, ao perceber dois homens em uma moto encostando ao seu lado, reage imediatamente pensando ser um assalto: assustada, ela arremessa sua bolsa por cima do muro da casa ao lado.
Para sua surpresa e alívio, os homens na moto não eram assaltantes, mas apenas moradores da casa em questão. Com calma, eles entram no imóvel, recuperam a bolsa jogada e a devolvem para a mulher, que, visivelmente sem graça pela situação, agradece e sorri, aliviada pela confusão cômica.
A situação repercutiu rapidamente, gerando uma enxurrada de comentários divertidos. Entre as reações mais curtidas, a usuária @kellyfonseca161 comentou: “Já andamos tão assustados e com medo que qualquer motoqueiro é suspeito kkk”. O internauta @rodrigovieirasb brincou sobre o cachorro da casa que aparece na gravação: “O cachorro : Vala Minha Nossa Senhora, não foi eu, Cleyton chegou aqui voando
”.
O vídeo também inspirou o perfil @catavento_sb a comentar sobre o estereótipo que acabou por alimentar a reação da mulher: “Conceito atualizado de DOIS CARAS EM UMA MOTO ”. Outros, como @rosamoraes.s, expressaram alívio: “Jurava que eles iriam roubar ela
mas graças a Deus não aconteceu nada
”.
A reação rápida da mulher é vista por alguns como um reflexo da crescente insegurança urbana, onde, para muitos, qualquer movimento inesperado pode parecer uma ameaça. “Rapa, até eu jogava, oh”, admitiu o usuário @darlysson_af, enquanto @raillisson resumiu a experiência dela: “A alma saiu do corpo junto com a bolsa”.
O vídeo, que já conta com milhares de curtidas e compartilhamentos, levanta, com humor, uma discussão sobre a percepção de segurança nas cidades, que, como mostram as reações, transforma situações cotidianas em momentos de tensão e surpresa.