Astrônomos publicaram na última quinta-feira (23) sobre uma descoberta rara de um exoplaneta similar à Terra, que está a 40 anos-luz de distância e pode ser levemente mais quente que nosso mundo.
Nomeado Gliese 12b, ele possui grande potencial habitável, de acordo com comunicado à imprensa feito pela Royal Astronomical Society. Ele orbita sua estrela hospedeira a cada 12,8 dias, com tamanho parecido com o de Vênus, ou seja, pouco menor que a Terra.
A temperatura de superfície é cerca de 42°C, menor do que a maioria dos 5 mil exoplanetas confirmados anteriormente por astrônomos. Porém, ainda é pressuposto que o exoplaneta não tenha atmosfera, que seria o próximo passo para saber se ele é, de fato, habitável.
Os astrônomos pensam em algumas possibilidades: o planeta pode ter uma atmosfera parecida com a da Terra, ou talvez seja como a de Vênus (que sofreu efeito estufa de forma descontrolado, levando-a para uma temperatura de 400°C), ou pode ser que não tenha atmosfera alguma.
Outra possibilidade é que tudo sobre a atmosfera do exoplaneta seja diferente de tudo que foi encontrado até agora no nosso sistema solar.
Gliese 12b não é o primeiro exoplaneta semelhante à Terra a ser descoberto, mas, segundo a Nasa, há apenas alguns mundos como ele merecem uma análise mais aprofundada.