Diante do quadro de aglomerações que e vê na Região Metropolitana de Belém e seus municípios, com pessoas circulando sem máscaras e congestionadas em transportes coletivos deficientes e sem cuidado sanitários, além do caos no sistema de saúde dramaticamente ampliado pelos casos de Covid-19, o governador Helder Barbalho demorou para agir e decretar o lockdown. Mas decidiu que o decreto vai vigorar a partir das 9 da noite da próxima segunda-feira e com previsão de durar 7 dias.
A medida se faz urgente em razão de neste sábado (13) os leitos destinados a pacientes com Covid-19 estarem com 100% de ocupação. As medidas valem para Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara. Em vista disso, apenas os serviços essenciais, como supermercados, farmácias, feiras, bancos, entre outros, poderão funcionar. Os outros estarão proibidos.
De acordo com as informações levadas aos governador, além de 100% dos leitos ocupados na rede municipal, mais de 100 pessoas com Covid-19 estão na fila de espera por leitos na rede municipal de Belém. Os hospitais particulares de Belém também estão sem vagas de leitos clínicos e UTIs e com alta demanda de atendimento.
Pessoas tem sido vistas nas portas de hospitais e clínicas em busca de atendimento, muitas amparadas e sem perspectivas de atendimento, numa situação dramática e preocupante para todos. O PSM do Guamá, por determinação do prefeito Edmilson Rodrigues, está fechado para outros atendimentos e só receberá pacientes com a Covid-19.
De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), na noite deste sábado (13), o Pará tem 382.872 casos e 9.329 óbitos no Pará. Helder Barbalho também anunciou que o Governo do Pará está abrindo hoje mais 25 leitos de UTIs e 25 leitos clínicos para atendimento de pacientes com Covid, no Hospital Abelardo Santos.
No último dia 03, Helder Barbalho já tinha mudado o bandeiramento vermelho em todo o Estado, o que significava alto risco de disseminação da doença. Essa é a segunda vez que Belém e a Região Metropolitana entra em lockdown. A primeira vez foi em maio de 2020. O Campeonato Paraense, por sua vez, estará suspenso por uma semana, mas a rodada de amanhã, antes do lockdown, está mantida. Em Outeiro, no estádio Mamazão, por exemplo, jogarão às 10 h da manhã, Paysandu e Carajás.
Discussion about this post