O início da temporada de 2023 do Corinthians é difícil de avaliar, pois são muitos altos e baixos nas partidas. Apesar da vitória, e da quebra de um tabu, contra o São Paulo no Morumbi, a equipe teve rendimento ruim contra adversários menores, como o São Bernardo e a Portuguesa. Isso faz com que o favoritismo no Campeonato Paulista seja algo questionável, sobretudo se comparado com outros rivais. A expectativa é que mais jogos ajudem a mostrar isso com clareza.
Logo na primeira partida do ano, sob o comando do estreante Fernando Lázaro, o Timão perdeu para o Red Bull Bragantino e acendeu um alerta no torcedor. O rendimento não foi dos melhores, e mostrou que o treinador iria precisar de tempo e paciência para conseguir render. As semanas seguintes foram positivas, com vitórias e bons jogos de alguns atletas. A principal mudança veio no clássico contra o São Paulo, e o encerramento de um tabu que durava seis anos.
O Corinthians venceu por 2 a 1, com dois gols de Adson, e voltou a vencer no Morumbi, algo que não acontecia desde 2017. Um momento importante para o elenco, e também para o treinador. Afinal, a equipe precisava mostrar competitividade, algo que não aconteceu nos primeiros jogos do ano. O problema é que os altos e baixos começaram depois dessa vitória, inclusive com partidas ruins, como a derrota por 2 a 0 para o São Bernardo. Isso cria alguns questionamentos de até onde Lázaro consegue levar esse elenco.
Até mesmo os números mostram alguns desses problemas. Por exemplo, o ataque do Corinthians fez apenas nove gols em oito partidas, ficando longe das melhores do Campeonato Paulista. O Palmeiras já marcou 12, enquanto o São Paulo tem nove. Isso mostra que existe um problema ofensivo, mas que é salvo pela excelente defesa corintiana. Foram apenas cinco gols levados até o momento. Só que isso é pouco para quem sonha com uma temporada de títulos.
Cotações mostram problema
Entre os melhores sites de apostas esportivas, o Mr.Jack se destaca com uma cobertura completa do futebol nacional. Além de cotações para os Estaduais, como o Paulistão, o site também oferece números para a Copa do Brasil, para o Campeonato Brasileiro e também para a Copa Libertadores da América. Se olharmos para as chances do Corinthians na temporada atual, os números mostram que existem outros adversários com maiores possibilidades.
No Brasileirão, por exemplo, a equipe de Fernando Lázaro aparece como o sexto com mais hipóteses de ficar com a taça. Está atrás de Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Fluminense e Internacional. Isso é algo que pode mudar até o início da competição, marcado para o dia 16 de abril, mas a situação atual é essa. Os resultados mais recentes ajudam a entender essa distância para os principais favoritos.
Se não quiser repetir os mesmos resultados da temporada passada, quando ficou sem título, inclusive caindo para o Flamengo na final da Copa do Brasil, será preciso mostrar mais futebol nos próximos meses. O desafio é fazer isso contra rivais fortes, como o próprio rubro-negro ou então com o rival Palmeiras. A torcida vai acompanhar de perto a evolução, e com certeza deve cobrar Fernando Lázaro, que estreia na carreira de treinador em uma situação que não será fácil.
De olho no Verdão
Um dos principais objetivos do Corinthians é diminuir o domínio do Palmeiras no futebol brasileira. A equipe teve várias conquistas nos últimos anos, como a Libertadores de 2021 e o Campeonato Brasileiro de 2022, e isso machuca a torcida. O desafio começa logo neste primeiro semestre, com o Campeonato Paulista. Vencer os rivais no estado será o primeiro passo. O problema é que esse é um desafio complicado, exigindo uma evolução do futebol jogado na Neo Química Arena. Fernando Lázaro sabe disso, e começou até bem com a vitória no clássico contra o São Paulo. Agora, é repetir isso e deixar de lado os altos e baixos, ou até mesmo usar as partidas para fazer a equipe crescer. O Timão precisa disso, e vai ser cobrado caso tenha algumas quedas. A torcida é exigente e vai recusar mais temporadas sem um título conquistado.