Ainda que preocupante, por conta da pandemia, é inegável que os espaços públicos de Belém estão com uma outra energia, principalmente na virada da tarde para noite.
Ontem, de máscara, saí para dar algumas voltas de bicicleta por perto de casa. Vi que os lugares que frequentemente são usados para caminhar, estavam tomados pelo triplo de pessoas. Todas em movimento, transbordando vitalidade, algo bonito de se ver.
Havia famílias, idosos, magrinhos (olha eu aí), fofinhos, gostosas e gostosos, gente rindo, gente torcendo para terminar, outros com cães, outras com bola. Havia troca de olhares, desafios, brincadeiras, gargalhada. Vida.
Passando pelas pessoas pude ouvir mulheres comentando sobre o bonitão que ia mais na frente, uns garotos fingiam ser o Naruto, algumas senhoras fofocavam sobre o adultério do vizinho.
Como é bom ver as pessoas correndo ao ar livre, não fechadas nas esteiras e nos fones de ouvido. Os espaços públicos, ora tão menosprezados pelos políticos locais, são tão essenciais.
Que, pelo menos, essa pandemia traga de volta o que nunca deveriam ter perdido: muitos usuários. A cidade ganha!
Discussion about this post