Um tesouro de valor inestimável – anterior à Revolução da Cabanagem – foi encontrado neste domingo na Ilha de Colares, após escavações por um grupo que usou máquina com detector de metais. A descoberta das moedas, algumas com datas de 1819, no valor de vinte réis, além de outras, cunhadas pelo império, agitaram os moradores da Ilha, conhecida mundialmente pelas aparições de Objetos Voadores Não-Identificados entre os anos de 1977 e 1978.
A prefeitura de Colares, por meio de nota nas redes sociais, informou que já acionou a polícia ao tomar conhecimento de que as moedas estariam sendo vendidas pela Internet a colecionadores. “A polícia será acionada para intervir e banir a comercialização do tesouro na internet”, diz a prefeitura.
Valiosíssimas, as moedas estão sendo vendidas por R$ 160, em até 12 vezes nas redes sociais. O vendedor não têm a mínima ideia do valor que essas moedas representam até mesmo no mercado de colecionadores. Sem falar de seu contexto como patrimônio da história paraense.
Segundo as informações chegadas ao Ver-o-Fato, as moedas estavam no terreno de uma mulher que reside no local onde outrora teria sido um porto dos Cabanos – grande massa de negros ex-escravos, índios e tapuios que viviam em cabanas à beira dos rios do Pará e participaram da revolta que entre 1835 e 1840 instalou no estado um governo genuinamente popular.
O tesouro encontrado em Colares pertence ao patrimônio histórico e não a quem o encontrou e deve ser catalogado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e governo do Estado, que podem por meio de análise com especialistas ter seu valor calculado.
Obviamente, os autores do achado devem receber alguma recompensa.
Discussion about this post