Um adolescente de 14 anos teve seu rosto dilacerado e sofreu escalpelamento após ser atacado por um pitbull na noite de segunda-feira (18), na zona rural de Capitão Poço, no nordeste do Pará. Segundo relatos da Polícia Civil, a vítima, que enfrentava problemas psicológicos, adentrou o sítio onde ocorreu o incidente, sendo surpreendida pelo cão, que estava incumbido de proteger a propriedade.
O incidente ocorreu por volta das 20h, e a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (10ª CIPM) foi notificada por um funcionário da Assistência Médica Especializada (AME). Ao chegar ao local, os policiais encontraram o adolescente em estado crítico sobre um colchão.
Identificado como Raul Tutaya Menezes, o proprietário do imóvel foi interrogado pela polícia sobre a falta de encaminhamento imediato do jovem para uma unidade de saúde. Raul justificou aguardar a chegada da ambulância, conforme constatado no relatório policial.
O adolescente foi socorrido pelos policiais e levado em estado grave para o AME, sendo posteriormente transferido para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, na Grande Belém. Felizmente, não corre risco de morte, de acordo com informações fornecidas pela Polícia Civil.
Uma equipe da delegacia de Capitão Poço compareceu ao local do incidente e confirmou a presença de dois cães na propriedade: um pitbull, responsável pelo ataque, e outro de raça não especificada, que estava acorrentado.
O proprietário foi detido em flagrante pelo crime de lesão corporal gravíssima e permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil comunicou em nota que o dono do animal foi preso em flagrante pelo mesmo crime e está à disposição das autoridades judiciais. “O adolescente foi encaminhado em estado grave para uma unidade de saúde”, reiterou a PC. Do Ver-o-Fato, com informações do portal O Liberal