No final da manhã desta quarta-feira, 1, agentes de limpeza da empresa Sólida, que presta serviço para a prefeitura de Belém, estão realizando um protesto na frente da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), localizada na Avenida Almirante Barroso, entre as avenidas Doutor Freitas e Júlio César.
Segundo os trabalhadores, eles não recebem salários há cerca de três meses e a empresa alega que espera por repasse de recursos da prefeitura. Os manifestantes chegaram a bloquear todas as faixas no sentido Entroncamento, mas depois de algum tempo foi liberada a via expressa do BRT.
Contudo, o trânsito continuou lento, fazendo com que muitos veículos fossem para a avenida João Paulo II. Os trabalhadores usaram um carro de som para fazer falas que cobram pelos salário atrasados. Também foi utilizado de maneira irônica um dos jingles da última campanha do prefeito Edmilson Rodrigues, como forma de protesto. O trânsito segue lento.
Sesan: “pagamentos no prazo e contrato encerrado”
Procurada pelo Ver-o-Fato, a Sesan enviou a seguinte nota:
“A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que os pagamentos relacionados à empresa Sólida estão sendo feitos dentro dos prazos estabelecidos. Informa, ainda, que o contrato com a empresa (Sólida) expirou, alcançando seu termo final neste mês de maio.
Mas não houve prorrogação em razão da não prestação dos serviços a contento para o município, uma vez que os departamentos operacionais, por diversas vezes, notificaram a empresa por irregularidades e/ou omissões contratuais”.
Veja o vídeo: