O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para Belém, o que indica chuvas muito fortes e capacidade de gerar alagamentos, corte de energia, queda de vegetais e ventos fortes. Também há a previsão de maré alta, para as 15h de hoje, o que pode complicar ainda mais as coisas.
Quase todo o território paraense está nessa condição, com agravante na região nordeste que está no litoral, onde o alerta é vermelho, o que pode gerar chuvas com intensidade de 60 a 100 milímetros, o suficiente para causar estragos mais graves, como grandes transbordamentos de rios, deslizamento de encostas e danos em imóveis.
Em Belém, a chuva teve início ainda durante a madrugada desta terça-feira, 14, e muitas ruas amanheceram alagadas e o trânsito ficou bastante lento.
Trechos já conhecidos por alagar, como na Travessa Quintino Bocaiúva com Rua dos Pariquis, registraram complicações por conta das cheias, o que deve ficar ainda mais intenso pela tarde, segundo o Inmet.
Chamou atenção um vídeo que circula nas redes sociais que mostra o Canal da Antônio Baena, bairro da Pedreira, totalmente cheio, com a água transbordando e afetando o estacionamento de uma faculdade particular. A via ao lado do canal está intransitável.
Veja: