Em uma jornada inspirada do atacante Lookman, a Atalanta conseguiu o improvável. Derrubou o favorito e até então invicto Bayer Leverkusen e conquistou o título da Liga Europa ao superar a equipe alemã por 3 a 0 nesta quarta-feira, em Dublin. Artilheiro do confronto, o camisa 11 do time italiano fez todos os gols da partida.
O hat-trick consagrou Lookman, que marcou duas vezes nos primeiros 45 minutos apresentando oportunismo no primeiro gol, e ousadia ao fazer 2 a 0. Mas foi no último tento do duelo que ele sobrou em campo. Com um drible digno de Ronaldinho Gaúcho, ele se livrou do marcador e acertou o ângulo para fechar o triunfo em grande estilo.
O título da Atalanta (o primeiro continental de sua história) chega para apagar a decepção da perda do título da Copa da Itália para a Juventus. Sem deixar a confiança da equipe ser abalada, o técnico Gian Piero Gasperini agora comemora o seu primeiro troféu à frente da equipe.
Do outro lado resta a lamentação pela perda da invencibilidade justamente na final do torneio europeu. Sem nenhum revés na temporada, o Bayer Leverkusen vinha embalado pela conquista inédita do Campeonato Alemão. A equipe de Xabi Alonso agora precisa recobrar os ânimos para a disputa de mais um troféu. Neste sábado, pela Copa da Alemanha, o time bávaro enfrenta o Kaiserslautern
No jogo, a Atalanta apostou na marcação por pressão desde o apito inicial e não demorou a movimentar o marcador. Depois de desperdiçar uma boa chance com Scamacca, a equipe italiana encontrou o caminho do gol em uma bela jogada pela direita.
Koopmeiners deu bom passe para o avanço de Zappacosta, que chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro. Lookmann apareceu livre de marcação e chutou de pé esquerdo para fazer 1 a 0, aos 12 minutos.
O Bayer tentou se organizar, mas em um passe errado no meio-campo, o time alemão piorou a sua situação. Ao receber um “presente” de Adli, Lookmann dominou a bola próximo à grande área, passou pela marcação de Xhaka e finalizou no canto para fazer 2 a 0, aos 25 minutos.
A força na marcação e a intensidade no momento da transição da defesa para o ataque fez a Atalanta controlar o ritmo da partida e impedir uma reação do Bayer. Mesmo após recuar as suas linhas à espera dos contra-ataques, a equipe italiana soube administrar a vantagem até a ida para o intervalo.
Com a necessidade imediata de buscar uma reação, o Leverkusen se lançou ao ataque e quase tomou o terceiro. Em uma jogada pela esquerda, Koopmeiners cruzou rasteiro para De Ketelaere, mas Hincapié se antecipou e fez o corte.
A Atalanta passou a jogar com a vantagem embaixo do braço e ficou à espera do Leverkusen. Xabi Alonso mexeu no time, colocou sua equipe mais à frente, porém, o domínio estéril dificultou a missão de diminuir o placar.
Aos 29 minutos, no entanto, o jogo foi “decidido” pelo astro da partida. Lookman dominou uma bola pela esquerda e, em bela jogada individual, se livrou do marcador e acertou o ângulo de Kovár para sacramentar o 3 a 0 e enterrar de vez a esperança de reação dos alemães.
FICHA TÉCNICA:
ATALANTA 3 X 0 BAYER LEVERKUSEN
ATALANTA – Musso; Djimsiti, Hien e Kolasinac (Scalvini); Zappacosta, Éderson, Koopmeiners e Ruggeri (Tolói); De Ketelaere (Pasalic), Scamacca (Touré) e Lookman. Técnico: Gian Piero Gasperini.
BAYER LEVERKUSEN – Kovár; Tapsoba, Jonathan Tah e Hincapié; Stanisic (Bonifaci), Palacios (Andrich), Xhaka e Grimaldo (Hlozek); Frimpong, Adli e Wirtz. Técnico: Xabi Alonso.
GOLS – Lookmann, aos 12 e aos 25 minutos do primeiro tempo. Lookman aos 29 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Djimsiti e Scamacca (Atalanta); Wirtz e Tapsoba (Bayer Leverkusen).
ÁRBITRO – István Kovacks (Romênia).
LOCAL – Dublin Arena, em Dublin (Irlanda).