O debate que o Ver-o-Fato pretende realizar neste domingo, 22, às 19h, entre os candidatos à prefeitura de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) e Everaldo Eguchi (Patriota), está mantido e deve ocorrer com ou sem a presença dos dois candidatos. O compromisso do Ver-o-Fato com seu público, de sempre debater as questões locais e nacionais, é inarredável e está acima de tudo.
Desde a última quinta-feira, a Justiça Eleitoral (veja o protocolo, abaixo) foi comunicada sobre a realização do debate entre Edmilson e Eguchi e as regras elaboradas pela produção do Ver-o-Fato, inclusive tornadas públicas, para que todos os internautas delas tomassem conhecimento.
As assessorias dos dois candidatos foram avisadas com bastante antecedência, mas até agora não confirmaram as participações de ambos, prestes a completar seis dias do convite feito. As regras do debate político são inéditas, pelo menos no Pará.
Três jornalistas e um historiador, que é também cientista político, farão perguntas a Edmilson e Eguchi sobre temas livres e específicos em dois dos quatro blocos do programa. Os outros dois blocos serão de perguntas entre os próprios candidatos, com direito à réplica e tréplica.
Os jornalistas Val-André Mutran, Francisco Sidou e Carlos Mendes, este na mediação, estarão a postos no programa, que contará também com a presença do historiador, Elson Monteiro.
Meia hora antes do começo da transmissão, as assessorias dos candidatos receberão o link para que eles possam se conectar e fazer os ajustes técnicos de imagem e som para a participação de ambos no programa.
As regras são as seguintes:
Primeiro Bloco: Jornalistas e historiador fazem perguntas aos candidatos sobre tema específico ( Saúde, Saneamento, Educação, Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Resíduos Sólidos, Turismo, Lazer e Cultura, Acessibilidade, Funcionalismo Municipal, Contratos e Licitações)
Segundo Bloco – Candidato pergunta para candidato. Tema livre
Terceiro Bloco – Jornalistas e historiador fazem perguntas aos candidatos. Tema livre.
Quarto bloco – Candidato pergunta para candidato. Tema livre
Quinto Bloco – Considerações finais.
Tempo da pergunta: 30 segundos; tempo da resposta, 2 minutos; réplica, 30 segundos; tréplica, 30 segundos. Réplica e tréplica serão usadas apenas no segundo e quarto blocos, quando candidato fizer pergunta para outro candidato. O tempo de cada bloco é de 30 minutos, perfazendo um total de 120 minutos (2 horas), mais 2 minutos para cada candidato, no quinto bloco, fazer as considerações finais.
Não será permitida a exibição de documentos, áudios ou vídeos.
Os casos de direito de resposta serão analisados e decididos de forma conjunta e por maioria pelos jornalistas e historiador, que integram a equipe do programa Ver-o-Fato – Eleições 2020.
Discussion about this post